Objetos de fácil visualização e de fácil preensão como espuma, papel, borracha podem ser removidos com pinças do tipo baioneta ou jacaré. Na retirada de objetos sólidos ou quando não reconhecidos, utilizar sonda de Itard para a remoção.
Pólipos nasais são massas polipoides, ou seja, pequenas bolsas de tecido inflamado que crescem na camada interna do nariz (mucosas nasais), ou nos seios paranasais. Os pólipos nasais são massas indolores e moles, que não costumam causar grandes complicações. Muitas vezes, os pólipos nasais passam despercebidos.
O rinolito se desenvolve na luz da fossa nasal a partir de um núcleo cuja origem é exógena ou endógena. Ao redor deste núcleo produz-se processo inflamatório e supuração provocando o enclausuramento do corpo estranho.
Objetos no ouvido podem ser retirados com uma lavagem com água esterilizada ou solução salina, por sucção, fórceps ou outros instrumentos. Se não for possível remover o corpo estranho facilmente, provavelmente será necessário encaminhar a pessoa para um otorrinolaringologista.
As pessoas com corpos estranhos no ouvido podem ter algum dos seguintes sintomas : sensação de ouvido entupido, dor de ouvido, perda auditiva, inflamação e irritação.