O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre o Sistema Esquelético e o Sistema Muscular. O sistema locomotor responsável pela sustentação, locomoção e movimentação do corpo.
O sistema esquelético é composto por ossos e cartilagens que estão perfeitamente arranjados na formação do nosso esqueleto.
O sistema locomotor é o responsável pela nossa locomoção, sendo constituído pelo esqueleto e pelos músculos esqueléticos. Esse sistema é, portanto, formado por dois sistemas: o sistema esquelético e o sistema muscular.
O corpo humano é formado pelos sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular,imunológico, linfático, tegumentar. Cada um deles envolve órgãos que atuam para a realização das funções vitais do organismo.
O sistema nervoso é o centro de controle de seu corpo, e ele regula tudo, inclusive as relações entre seus ossos e músculos que promovem a sustentação de seu corpo e permitem a sua movimentação. ...
Como exemplos de doenças que afetam o sistema locomotor, podemos citar a fibromialgia, a osteomielite e a artrose. O sistema locomotor engloba o sistema muscular e o sistema esquelético e possui como função principal a movimentação do corpo e oferecer suporte ao corpo.
Quais são as doenças neuromusculares?
A artrose, nome popular da osteoartrite, é uma das causas mais comuns de perda de qualidade de vida e autonomia na terceira idade. Caracterizada por um desgaste das articulações que revestem os ossos, pode ocorrer em qualquer lugar do corpo – em especial, joelho, quadril, costas e mãos.
Confira quais são essas doenças, como preveni-las e tratá-las:
Com a idade, ocorre perda da massa muscular, o que aumenta a carga nas articulações, em especial nas que sustentam o peso.
Doenças dos Ossos
A doença, caracterizada pela diminuição da massa óssea, faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando a possibilidade de fraturas. A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos e afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos.
Os sinais de alerta para problemas nos ossos
Uma pessoa em cada dois milhões. Jeannie sofre de fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP), doença genética extremamente rara, que afeta uma pessoa em cada dois milhões. "Nossos ossos estão constantemente crescendo e consertando a si próprios.
O crescimento dos ossos das crianças depende de placas de crescimento situadas perto do final de todos os ossos longos do corpo. Essas placas consistem em células cartilaginosas chamadas condrócitos, que suportam a formação de novo tecido ósseo.
O osso cresce em comprimento e espessura. Inicialmente, a ossificação se inicia a partir de determinados pontos chamados "pontos de ossificação". Posteriormente, quando o osso encontra-se delineado, o seu crescimento se faz em comprimento por intermédio da cartilagem de conjugação.
Efeitos da doença. A Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (conhecido por FOP; termo médico: Fibrodysplasia Ossificans Progressiva) é uma doença genética rara que causa a formação de ossos no interior dos músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos conectivos.
A Doença de Paget tem causa ainda desconhecida. Decorre de uma desorganização da estrutura óssea, que passa a se remodelar desordenadamente, levando a um aumento do volume dos ossos, que podem se deformar, comprimir estruturas nobres como nervos ou vasos, ou ainda sofrerem fraturas.
O raquitismo é uma doença caracterizada pela deficiência na mineralização da cartilagem de crescimento. Essa doença manifesta-se na criança no retardo de seu crescimento, além de algumas deformações no seu esqueleto.