De facto, quer no início quer no interior da palavra, antes das vogais e ou i, a letra c pronuncia-se como se fosse um s (no início de palavra ou depois de consoante), razão pela qual esta úlltima consoante ocorre frequentemente nessa posição.
Resposta. Por causa dos fonêmas, que são como uma linguagem de sons. Em certos casos as letras c e k são reproduzidas pelo mesmo fonema.
O grafema s representa principalmente o som s. Contudo, assume a pronúncia z quando aparece no meio das palavras entre duas vogais: casa, mesa, liso, desânimo.
Nas palavras com s, esta consoante pode aparecer no início, no meio ou no fim das mesmas. A utilização da consoante s gera muita dúvida entre os falantes, provocando frequentes erros em sua utilização....Palavras com S no início
A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela apresenta a sonoridades de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.
O cedilha é um sinal gráfico usado debaixo da letra c. Tem o som de ss (dois s) e fica com a seguinte aparência: “ç”. Nunca pode iniciar palavras e é usado sempre antes das vogais a, o e u.
Usa-se o ç nos substantivos derivados dos verbos “ter” e “torcer”. Exemplo: Deter – detenção. ... Emprega-se s nas palavras derivadas de verbos terminados em “nder”, “ndir”, “erter” e “ertir”. Por exemplo: pretender – pretensão, confundir – confusão, converter – conversão, divertir – diversão.
A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.
Exemplos de palavras iniciadas com os fonemas abaixo: 1. C: Camelo, Cascavel, Cinto, Cenoura, Cozinha.
Resposta: O cedilha é um sinal gráfico usado debaixo da letra c. Tem o som de ss (dois s) e fica com a seguinte aparência: “ç”. Nunca pode iniciar palavras e é usado sempre antes das vogais a, o e u.
Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TO, Usa-se ç em palavras terminadas em TENÇÃO referentes a verbos derivados de TER, Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TOR.
Geralmente, palavras terminadas em -ansa são verbos no presente do indicativo. Como exemplo, temos: cansa, amansa, transa, descansa. Comumente, palavras terminadas em -ança são substantivos abstratos. Como exemplo, temos: temperança, dança, perseverança, desconfiança.
Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.
39 dicas para aprender como escrever bem
Emprego das Letras G e J
Emprego das Letras G e J
17 - Estão grafadas corretamente com “G” ou “J”: a) agiota, beringela, canjica b) jeito, algibeira, tigela. c) estranjeiro, gorjeio, jiboia