Mas mesmo que você tenha entendido isso, pode estar se perguntando se ficar períodos muito mais longos do que 3 horas sem comer (como jejuar por 16, 24, 48 horas ou mais) prejudicaria sua massa magra. Mas você pode ficar tranquilo: durante a janela de jejum você não vai quebrar músculos como forma de energia.
Consuma 2 ou 3 cápsulas de BCAA antes dos treinos se for fazer jejum, ou até mesmo durante o jejum, pois assim você continua em jejum obtendo seus benefícios anabólicos pós treino, impede a quebra das proteínas musculares, caso não tenha consumido proteína suficiente antes do período de jejum, e melhora a síntese ...
Os exercícios mais indicados para realizar durante o jejum intermitente são: caminhada, natação, ciclismo e corrida, conhecidos também como atividades endurance. Para quem está começando a treinar em jejum, o certo é sempre optar por um treino mais leve e de baixa intensidade.
Cuidado: somente fazer jejum intermitente não vai resultar em perder gordura. O jejum deve ser aliado a uma alimentação saudável e planejada para promover a redução do percentual de gordura corporal durante o período em que não está jejuando. Além disso, a prática de exercícios físicos é fundamental.
O jejum de 16 horas força o corpo a entrar em cetose, o que significa que o corpo começa a queimar gordura para gerar energia, o que também contribui para a perda de peso.
O jejum intermitente é um estilo alimentar que permite que o corpo recorra às reservas de gordura como fonte de energia, podendo ser feito de 12 até 32 horas sem comer. Esse tipo de jejum, pode ajudar a perder a barriga, além de reduzir a resistência à insulina, a melhorar o diabetes tipo 2 e a reverter a pré-diabetes.
Mais adiante no jejum, assim que acaba a glicose armazenada, a gordura se torna a fonte seguinte de energia para o corpo. O fato de o corpo começar a queimar gordura ajuda na perda de peso, redução de níveis de colesterol e, por consequência, no risco menor de diabetes.
Quando estamos em jejum, nosso corpo entra em estado de alerta, e todo o sangue é direcionado para os órgãos vitais: coração, cérebro e pulmão. Quando o fluxo sanguíneo é direcionado para esses órgãos acontece, como consequência, ocorre uma limpeza do trato intestinal, pois ele encontra-se sem nutrientes.
Caso você fique 24 horas sem comer, por exemplo, o organismo ficará em cetose durante muito tempo - portanto, atenção! Obs.: Caso o processo de cetose ocorra por muito tempo, o sangue pode ficar ácido demais (por conta dos corpos cetônicos), acarretando problemas mais graves.
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia demonstrou que um jejum de apenas três dias é capaz de regenerar todo o sistema imunológico.
1h ou 1h30 após quebrar o jejum intermitente você já pode comer uma refeição normal, de preferência incluindo alimentos ricos em: Vitamina D: ovos, peixe, cogumelos, fígado… Zinco: frutos do mar, ostra, ovo, amendoim, sementes de abóbora…
O perigo desse jejum está a longo prazo, pois, o jejum prolongado leva a um aumento de corpos cetônicos (produtos resultantes da oxidação de ácidos graxos) que em excesso diminuem o ph sanguíneo causando uma acidose que pode provocar um coma e em casos extremos, a morte.
Método LeanGains: os homens devem fazer jejum de 16 horas, com janela de alimentação de 8 horas. As mulheres, por sua vez, devem ficar em jejum por 14 horas e se alimentar durante um período de 10 horas. Durante o jejum, é permitido apenas o consumo de água, chá e café sem açúcar.
Para dosagem de glicose para diagnóstico de diabetes, o jejum mínimo ainda é de 8 horas. Já para o perfil lipídico é de 12 horas, devido à dosagem de triglicérides. Para todos os exames, nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas.