A PIS/Pasep incidente sobre as vendas de carros usados será tributada à alíquota de 0,65% sobre a diferença entre o valor pelo qual o veículo usado houver sido alienado, constante da nota fiscal de venda, e o seu custo de aquisição, constante da nota fiscal de entrada, conforme art.
A redução da base de cálculo do ICMS das operações com veículos usados foi alterada de 90% para 69,3%. Atualmente o ICMS é calculado sobre 10% do valor da venda do veículo. A partir de 15 de janeiro de 2021, a base de cálculo do imposto será elevada para 30,7%.
Deverá ser computada como receita a diferença entre o custo de aquisição, constante na nota fiscal de entrada, correspondente ao preço ajustado entre as partes e o valor de alienação desse bem constante na nota fiscal de saída (Instrução Normativa RFB nº 1 52h 998).
Importância da nota fiscal para revenda de veículos Fazer a emissão de nota fiscal é uma obrigação para uma revenda de veículos e um direito do consumidor. O documento faz o registro da transação e apresenta as características do produto, funcionando como uma garantia a mais para o cliente.
Para começar a emitir notas fiscais eletrônicas você precisa adquirir um Certificado digital modelo A1 ou A3 (e-CNPJ). Para ter valor jurídico, a nota fiscal eletrônica precisa de uma assinatura digital, o que vai confirmar sua autenticidade e provar que foi a sua empresa que emitiu a nota.
Passo a passo para fazer a Nota Fiscal de Importação
Veja só:
O documento deve conter as seguintes informações:
Como emitir nota fiscal para o exterior?
Como o próprio nome já diz, a nota deve ser emitida no caso da prestação de serviços. É como a nota fiscal que conhecemos, só que ao invés de ser para produto, é para algum serviço prestado. A NFS-e deve ser emitida sempre no portal da Prefeitura da cidade onde o serviço foi realizado.
Se o seu caso é prestação de serviço, o primeiro passo é emitir um invoice, que é um documento que discrimina os serviços prestados, o valor e a forma de pagamento. Pode ser feito até em um word! Não esqueça de incluir o nome do comprador/cliente e os dados bancários.
De maneira simplista, são emitidas após o desembaraço aduaneiro das mercadorias e antes do carregamento. A emissão da nota fiscal de importação deve feita pelo importador, levando em consideração as informações contidas na Declaração de Importação (DI).
Como emitir a NFe de importação vinda do exterior?
A nota fiscal a ser emitida como entrada, deverá ter CFOP 3.
8) VALOR TOTAL DA NF-E de importação Na importação, o valor da NF-e será: Valor dos Produtos + Outras Despesas + IPI + ICMS.
O ICMS na importação possui uma fórmula para obter sua base de cálculo: (valor aduaneiro + II + IPI + PIS + Cofins + taxa do Siscomex + despesas ocorridas até o momento do desembaraço aduaneiro) / 1 – alíquota devida do ICMS). Após obter o resultado da fórmula base, multiplica-se o valor pela alíquota devida.
Como a persona pode descobrir qual o valor dos impostos na nota fiscal?
A procedimento judicial de cobrança, utilizada para nota fiscal, chama-se de AÇÃO MONITÓRIA. Esse tipo de processo possui um procedimento especial onde, após o ajuizamento da ação, com todos os documentos necessários, o juiz irá intimar o devedor para que pague o débito em 15 dias ou apresente sua defesa.
Para lhe ajudar à precificar corretamente seus honorários contábeis, nós separamos 5 Dicas de Como Fixar os Valores dos honorários contábeis: