A reprodução dos escorpiões-amarelos é curiosa, já que não existem escorpiões-amarelos machos. Assim, a reprodução ocorre por partenogênese, ou seja, os óvulos da fêmea se dividem sem fecundação com o espermatozóide. Podem ser gerados até trinta embriões, que se desenvolvem dentro do corpo da mãe.
Os escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).
Com as chuvas, eles escapam dos esgotos e vão para casas e apartamentos. ... Os escorpiões se escondem em galerias de esgoto e de água, tubulações e restos de construção. No período de chuva, eles fogem dos alagamentos e correm para as casas e apartamentos.
Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão; Não pendurar roupas nas paredes; Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.
O biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Jeferson Müller Timm, explica que a aparição do escorpião preto (Bothriurus araguayae) é mais comum na época de verão e, embora tenha uma picada dolorida, esta espécie não é perigosa e não oferece risco de morte.
No pós-abdome, encontra-se a glândula que produz o veneno, que o animal injeta na vítima com um aguilhão. O maior de todos os escorpiões pode atingir até 21 cm e o menor chega no máximo a 12 mm quando adulto. Os escorpiões se destacam entre os aracnídeos por terem uma duração de vida que vai além de uma estação.
Há duas principais espécies de escorpiões mais temidas em solo brasileiro: o escorpião-marrom e o escorpião-amarelo. Esses dois tipos são responsáveis pela quase totalidade dos acidentes com os animais peçonhentos.
A picada de escorpião pode levar o animal à morte, devido à hipertensão, ao colapso respiratório ou anomalias do ritmo cardíaco, que podem ser provocadas de acordo com a quantidade e o tipo de veneno.