Competências sociais (dar e pedir ajuda, expressar opiniões, expressar sentimentos, expressar acordo e desacordo, defender ideias, defender direitos, resistir à pressão de pares, ver o ponto de vista do outro – empatia, negociar, lidar com o fracasso, lidar com o stress).
Competência social designa, em psicologia, a habilidade da pessoa no contato social.
COMPETÊNCIA SOCIAL – Avaliação que se remete aos efeitos do desempenho social nas situações vividas pelos indivíduos. OBS: As habilidades sociais são aprendidas e a competência social qualifica, portanto a profiência de um desempenho.
A avaliação formativa, proposta pela própria Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em relação aos aspectos sócio-emocionais, é capaz de promover a auto-avaliação dos estudantes em relação a suas habilidades interpessoais.
Trata-se de um acompanhamento de vivências e, portanto, é um conhecimento de natureza evolutiva. Ou seja, um dos princípios básicos da educação socioemocional é o fato de que ela sempre pode ser melhorada em qualquer aspecto: pelo resto da vida.
Resposta. Deve-se avaliar o aluno em qualquer etapa do processo educativo: antes (inicial/diagnóstica), durante (contínua/formativa) e depois (final/somativa).
Este questionário não é definitivo, é apenas para você refletir um pouco sobre as habilidades do seu filho e também para analisar se você está acompanhando seu desenvolvimento socioemocional.
1) Escolher a CSE a ser avaliada; 2) Descrever a competência; 3) Definir os descritores (instrumentos que mostram as habilidades que são esperadas); 4) Escolher uma atividade, dentro da área de conhecimento do profissional, que possa desenvolver a CSE escolhida com foco em determinado descrito.
Receba o E-book Abordagens pedagógicas afetivas e efetivas
As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.
Tecnicamente, questionário é uma técnica de investigação composta por um número grande ou pequeno de questões apresentadas por escrito que tem por objetivo propiciar determinado conhecimento ao pesquisador. Diferencia-se da entrevista pois nesta última as perguntas e respostas são feitas de maneira oral.
Questionários são instrumentos de coleta de dados que são preenchidos pelos informantes sem a presença do pesquisador. Formulário é o nome geralmente usado para designar uma coleção de questões que são perguntadas e anotadas por um entrevistador, numa situação “face-a-face” com o entrevistado.