A pielectasia renal é basicamente uma leve contração da pelve renal com ou sem dilatação dos cálices. Ela se desenvolve em uma pequena estrutura no organismo em forma de funil que drena ou coleta a urina do rim para o ureter, que são os tubos que transportam a urina para a bexiga.
A dilatação pielocalicial, também conhecida como ectasia dos cálices renais ou rim dilatado, é caracterizado pela dilatação da porção interna do rim.
A dilatação pielocalicial, que quando discreta é também conhecida como ectasia da pelve e cálices renais, pode ser consequência de algum bloqueio ao fluxo de urina para a bexiga. Essa complicação pode ser o primeiro sinal de algum problema no aparelho urinário.
A hidronefrose geralmente surge quando existe um bloqueio nos ureteres, que são os canais que levam a urina desde o rim até à bexiga, impedindo a passagem da urina. Algumas situações que podem causar esse bloqueio são pedra nos rins, tumores na vias urinárias ou aumento da próstata nos homens, por exemplo.
Ela ocorre quando há algum tipo de obstrução no canal da urina, que geralmente impede que a urina se desloque, fazendo com que ela se acumule na região da bexiga. Dessa forma, os rins também são afetados e acabam se dilatando, podendo levar o paciente a um caso de insuficiência renal.
Confira algumas dicas de como fazer uma limpeza natural dos rins.
O inchaço dos rins acontece principalmente pela obstrução no ureter que pode acontecer devido à presença de tumores, pedra nos rins, hiperplasia prostática benigna ou ser devido a malformações do sistema urinário, passando a ser denominada hidronefrose congênita. Saiba mais sobre a hidronefrose.
Um bom remédio caseiro para dor nos rins é o chá de boldo com camomila e alecrim, pois possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a dor. Saiba como fazer este e outros remédios caseiros que aliviam a dor nos rins.
Como desintoxicar o fígado