Criada na década de 1940, a terapia reichiana é uma prática que propõe uma interseção entre a medicina e a psicologia. De caráter social e psicológico, a terapia reichiana atenta simultaneamente aos processos orgânicos e energéticos do corpo humano.
A couraça de caráter descrita por Reich é o resultado desse enrijecimento muscular de partes do corpo. Para Reich a couraça corresponde a estrutura de defesa muscular. O caráter é seu correspondente comportamental, o modo de se expressar evitando o conflito, angústia, a dor.
Reich descobriu no organismo a existência de uma energia específica denominada bioenergia, ou energia orgone, que percorre o corpo de acordo com as funções emocionais e fisiológicas.
Essa ênfase dada ao corpo inclui sexualidade, respiração, movimento, sentimento e auto-expressão. O objetivo da Bioenergética é ajudar o indivíduo a retomar sua natureza primária, que se constitui na sua condição de ser livre , seu estado de ser gracioso e sua qualidade de ser belo.
Exemplos de caráter neurótico descritos por Reich (1995) são: compulsivo, masoquista e fálico-narcisista. A couraça do caráter neurótico é rígida, mecânica e regulada pela angústia. (DADOUN, 1991). ... Na época de Reich, a estrutura de caráter média era neurótica.
Lowen, em sua tipologia, tratou de cinco estruturas de Caráter: esquizoide, oral, masoquista, psicopático e rígido; cada uma delas com suas peculiaridades ligadas às fases do desenvolvimento psicossexual.
Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. ... A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.
A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. ... Essas fases deixarão traços que definirão a estrutura da personalidade do indivíduo.
OUTROS TÓPICOS NESTE CAPÍTULO
O conceito de caráter é definido pelo conjunto de traços morais e éticos de um indivíduo. Em termos gerais, o caráter define a índole da pessoa e como ela rege as suas atitudes, dentro dos parâmetros da honestidade e do respeito ao próximo.
Caráter: definição e seus tipos segundo a psicologia