Posicionar a gestante em decúbito dorsal, com o abdômen descoberto; Identificar o dorso fetal. Além de realizar a palpação, deve-se perguntar à gestante em qual lado ela sente mais os movimentos fetais; o dorso estará no lado oposto.
Tem por objetivo constatar a cada consulta a presença, o ritmo, a frequência e a normalidade dos batimentos cardíacos fetais (BCF). Deve-se posicionar a gestante em decúbito dorsal, com o abdômen descoberto; identificar o dorso fetal. ...
Partindo dessa premissa, a ausculta do BCF é o exame que visa detectar a presença de batimentos cardíacos do feto e para tanto, pode ser realizada através do uso simplificado de estetoscópio do tipo Pinard ou com Sonar-Doppler.
o Técnica: Colocar a mulher em decúbito dorsal com a cabeceira elevada (posição de Fowler); ▪ Palpar o pólo cefálico; ▪ Auscultar os BCF por quatro períodos de 15 segundos e calcular a média (Obs.: não deve estar com contração uterina);
Presença dos batimentos cardíacos fetais (BCF), que são detectados pelo sonar a partir de 12 semanas e pelo Pinard a partir de 20 semanas; Percepção dos movimentos fetais (de 18 a 20 semanas);
Assim o médico, o Enfermeiro, a Enfermeira Obstetra ou a Obstetriz (Parteira) podem monitorar os Batimentos Cardíacos Fetais (BCF).
Posição anatômica comum do útero, visualizada em exames de ultrassom. BCF: batimentos cardíacos fetais. Medida comum nos ultrassons gestacionais.
O doppler fetal deve ser feito de preferência com a mulher deitada, e com a bexiga cheia, para diminuir as chances de se ouvirem outros sons que não o do batimento cardíaco. Além disso, é importante usar um gel incolor e à base de água, para facilitar a propagação das ondas sonoras.
No caso em que o bebê encontra-se com polo cefálico fletido, o quadrante adequado para ausculta da frequência cardíaca fetal é o quadrante inferior direito ou o quadrante inferior esquerdo.
A partir de quantas semanas é possível ouvir o coração do bebê? Os batimentos cardíacos são audíveis a partir da quinta semana com o uso do ultrassom. Entre a 12ª e a 14ª semanas de gestação é possível ouvir o coraçãozinho do bebê com outro equipamento, o sonar Doppler.
A altura uterina, ou regra do McDonald's, é uma medida do tamanho do útero usado para avaliar o crescimento (ganho de peso) fetal durante a gravidez. É medida desde a sínfise púbica (osso da púbis) até o o topo do útero.
Posição esquerda, quando o dorso fetal se acha voltado para o lado esquerdo da mãe. Esta é a principal posição. Posição direita, quando o dorso fetal se volta para o lado direito da mãe. possível através do toque vaginal (médico ou enfermeira obstetriz), manobras de Leopold e ausculta do BCF.
APRESENTAÇÃO: é a região fetal que se encontra mais próxima da bacia materna (parte do corpo que irá nascer primeiro). Por exemplo, chamamos de APRESENTAÇÃO CEFÁLICA quando o feto está com a cabeça para baixo e APRESENTAÇÃO PÉLVICA quando o feto está com a cabeça para cima e portanto irá nascer de nádegas.
Como saber se o bebê virou de cabeça para baixo
A apresentação pélvica é uma variante da situação ou posição longitudinal do feto onde o polo pélvico é o primeiro que se apresenta na bacia materna. A incidência diminui conforme a gravidez evolui até o termo (37 a 42 semanas).
“O pequeno pode estar com o dorso à direita ou à esquerda da mãe e ambas as posições podem estar voltadas para a região anterior ou posterior dela”, explica Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana. Para facilitar o entendimento: o dorso equivale à coluna do feto.
À medida que a gravidez avança, principalmente nos dias que antecedem o parto, o bebê pode-se mover para baixo, para se encaixar na região pélvica, fazendo com que a barriga fique mais baixa.