Escrito na categoria "Conceitos de eletricidade" por Henrique Mattede. Fazer a instalação de uma tomada é muito simples, não é mesmo? Pois basta ligar fase e neutro nos bornes das extremidades e o cabo de terra no pino central da tomada.
Você pode entrar em contato da companhia de energia elétrica da sua região para saber qual o procedimento para que sua casa tenha 220v. Se o seu relógio for Monofásico você terá que solicitar a troca para um Bifásico para conseguir fazer a ligação em 220v.
Como fazer instalação elétrica residencial? Passo a passo completo!
Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.
Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão. Os transformadores convertem os 220 volts de tensão da tomada para os 127 volts de tensão aceitos pelo seu aparelho.
Não faça. Vai queimar o aparelho. A não ser que ele seja bivolt como as lâmpadas de led ou que tenha uma chave para alternar entre 110 V e 220 V. Caso você tenha um aparelho (uma geladeira, por exemplo) que seja somente 110 volts e sua casa só tenha 220 volts, você terá que comprar um transformador 110/220 Volts.
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.
Como fazer uma tomada 220V – Faça você mesmo!...Instalação do ventilador de teto passo a passo
Basta ligar o aparelho em 127V e analisar o seu funcionamento. Se o aparelho apresentar uma potência baixa ou um funcionamento estranho, isso indica que este aparelho necessita de uma tensão de 220V. Porém, se o aparelho funcionar normalmente é porque ele é um aparelho 127V.
4 - Posicione a chave seletora do AUTOTRANSFORMADOR localizada abaixo da caixa, de acordo com a tensão da tomada (chave mostrando 110V para tomadas 110 VAC ou chave mostrando 220V para tomadas 220 VAC). 5- Ligue o AUTOTRANSFORMADOR na tomada. O led acenderá. 6- Verifique a tensão do seu aparelho (100V ou 110V ou 220V).
Para não correr estes riscos, a nossa dica é que sempre que possível você escolha os aparelhos classificados como bivolt, ou seja, eles funcionam tanto com tensão de 127 volts, quanto com a tensão de 220 volts.
Se não encontrar nenhuma destas informações, a gente tem mais duas opções. A primeira é abrir o aparelho e ver se internamente tem alguma informação que mostre qual é a tensão de funcionamento. A segunda opção é um teste prático e simples! Basta ligar o aparelho em 127V e analisar o seu funcionamento.
Consumo de energia dos ventiladores e dos aparelhos de ar condicionado
Olha se seu ventilador é 220 v, e vc tem só 110 v, o menos oneroso é trocar o aparelho, pois, a concessionaria de energia, normalmente, quando instala 110 v, dificilmente tem a outra fase para 220 v, então troque o aparelho, o custo vai ser menor.
Se você adquiriu ou pretende adquirir um ar-condicionado 220v e a rede no local onde pretende instalar é 110v monofásica, o ideal é solicitar a alteração da rede para bifásica ou trifásica junto à concessionária de energia. Ou seja, uma rede que suporte a tensão de 220v.
Essa é a voltagem padrão de muitas cidades do Brasil e, os consumidores, geralmente, são obrigados a trocar a fiação elétrica de suas casas — ou a utilizar transformadores que comprometem o rendimento do aparelho e diminuem sua vida útil. A boa notícia é que o ar-condicionado 110V existe, sim!
Considerado pela marca o ventilador mais forte e 4 vezes mais silencioso, o Ventilador Arno Ultra Silence Force VU40 garante ser a opção ideal para ser usada em qualquer momento do dia. Além de ter um design bem bonito, esse modelo possui uma hélice com 40 cm de diâmetro, 6 pás e 126 W de potência.
Características dos melhores ventiladores