Fórmula: MED(valor1; valor2) | Descrição: Retorna o valor médio de um conjunto de dados numéricos.
Calculando porcentagens básicas
Digite a fórmula na primeira célula. A fórmula "= split (" permitirá que você designe o que você quer dividir, e os resultados serão colocados nas colunas em branco, seguindo a fórmula. Digite o nome da célula que você quer dividir após o sinal "=".
Em algumas referências, encontrei que usa-se Tabela t quando amostra menor que 30 e usa-se Tabela N/Z quando amostra maior que 30, assim como no vídeo acima. Entretanto, em outras referências, encontrei que devo utilizar a Tabela t quando o desvio padrão da amostra for desconhecido.
Nas estatísticas, um escore-z (ou escore padrão) de uma observação é o número de desvios padrão acima ou abaixo da média da população. Para calcular um escore z, é necessário saber a média da população e o desvio padrão da população.
Os testes t são testes de hipótese úteis na estatística quando é necessário comparar médias. Você pode comparar uma média amostral com um valor hipotético ou com um valor alvo usando um teste t para uma amostra. Você pode comparar as médias de dois grupos com um teste t para duas amostras.
O Teste qui-quadrado é um teste não-paramétrico que serve para comparar dus proporções quando os dados assumirem qualquer distribuição. Também testa o grau de associação entre as variáveis. Hipótese de nulidade: proporção A IGUAL proporção B IGUAL proporção C ...
O Teste de Tukey consiste em comparar todos os possíveis pares de médias e se baseia na diferença mínima significativa (D.M.S.), considerando os percentis do grupo. No cálculo da D.M.S. utiliza-se também a distribuição da amplitude estudentizada, o quadrado médio dos resíduos da ANOVA e o tamanho amostral dos grupos.
A Análise de Variância ou ANOVA é um procedimento usado para comparar a distribuição de três ou mais grupos em amostras independentes.
Para maior garantia de controle de erro tipo I: usar Bonferroni, que tem mais poder que Tukey; porém é melhor para número pequeno de grupos (nível de significância é dividido pelo número de grupos - 5 grupos fazem o nível de significância baixar de 0,05 para 0,01).
A diferença mínima significativa (DMS) deste teste é calculada por: sendo Z o valor tabela a um dado nível de significância (α) e com n e n' graus de liberdade. Tal que, n= numero de médias abrangidas e n'= graus de liberdade do resíduo.
Teste das amplitudes múltiplas de Duncan (Duncan's multiple range test) Uma análise de variância (ANOVA) pode mostrar se existe diferença significante entre grupos, mas não diz quais grupos diferem entre si. É, portanto, um teste global. Então, logo após a ANOVA, é preciso comparar as médias.