A ISO 19011 fornece diretrizes para usuários em todos os níveis de organizações, seja pequena, média ou grande, que venha a realizar auditorias de primeira, segunda ou terceira parte para sistemas de gestão.
Ou seja, uma auditoria interna para certificação da qualidade tem o objetivo de fornecer informações sobre o sistema de gestão da qualidade, preparando a empresa para a norma ISO 9001 e deixando indicações para a melhoria contínua dos processos.
Um auditor integro, não se vende por situações momentâneas, prejudicando alguém ou infringindo normas. Pelo contrário, realiza suas tarefas com honestidade, diligência e responsabilidade. O seu trabalho é desempenhado de forma imparcial, ético e também sensível a qualquer situação que possa afetar o seu julgamento.
O auditor precisa, primordialmente, de independência em relação ao objeto auditado, a fim de coletar dados consistentes e produzir análises imparciais para a consecução de pareceres objetivos e confiáveis.
De acordo com Furtado (2009), as principais vantagens da auditoria interna são: Fiscalizar a eficiência dos controles internos; Assegurar maior correção dos registros contábeis; Opinar sobre a adequação dos demonstrativos contábeis; Page 21 21 Dificultar desvios de ativos e pagamentos indevidos; Contribuir para a ...
Quais são os principais benefícios da auditoria externa?
Valores recuperados Pergunta 4 1 em 1 pontos Qual das alternativas abaixo apresenta o tipo de auditoria que é utilizada em transação de compras de empresas? Resposta Selecionada: c. Auditoria de Duo Dilligence Respostas: a.