Cefaleia em salvas Entre todos os tipos de enxaqueca, essa é a pior. Seus primeiros sintomas são percebidos nos olhos. Um dos olhos é acometido de uma dor muito forte, que pode ser percebida tanto na órbita quando no fundo dos olhos. É possível perceber a vermelhidão e o lacrimejamento instantâneos.
Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores.
Quando finalmente ocorre o vômito, o locus coeruleus libera uma grande quantidade de serotonina. Essa serotonina, ao “banhar” aquela região, pode muitas vezes suprimir a dor de cabeça da enxaqueca. Isso explica o motivo pelo qual a dor de cabeça da enxaqueca melhora em muita gente, após vomitar.
Faça refeições leves e hidrate-se Ainda que o desencadeante da sua crise não seja a alimentação, uma dieta leve rica em líquidos no momento da crise pode ser muito útil. Nos casos em que não há vômito, o jejum prolongado pode inclusive agravar a enxaqueca.
O que fazer: no caso de dor de cabeça constante, é recomendado que a pessoa relaxe num local escuro e tome um remédio analgésico, como Paracetamol ou AAS, sob orientação do clínico geral.
6 pontos que ajudam a aliviar a dor de cabeça em poucos minutos