Irrigação (do termo latino irrigatione) é uma técnica utilizada na agricultura desenvolvida durante o império persa aquemênida que tem, por objetivo, o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação.
As técnicas de irrigação mais utilizadas pelos agricultores no estado de Minas Gerais são as de aspersão (gotejamento e microaspersão) nas regiões Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste do estado.
Aplicação. Em geral, as bombas centrífugas de eixo horizontal são as mais usadas na irrigação por aspersão convencional. A motobomba tem a função de captar a água na fonte e suprir o sistema de aspersores.
Divide-se a vazão dos aspersores, microaspersores ou gotejadores pela distância entre eles. Se os gotejadores, por exemplo, têm vazão de 4 L/h e apresentam espaçamento de 0,5 m na linha e de 4 m entre linhas (0,5 m x 4 m = 2 m²), a intensidade de aplicação será igual a 2 mm/h (4 L/h ÷ 2 m² = 2 mm/h).
Page 3
A vela porosa funciona como um sensor de umidade, e deve ficar enterrada. Para começar, adapte a mangueira na vela e na cubeta. No canteiro a ser irrigado, cave 2 buracos, um com 20 cm e outro com 10 cm de profundidade, com distância de 5 cm entre os dois. Enterre a vela e mantenha a cubeta para a parte de fora.