Resposta: Paleolítico ou Pedra Lascada: os seres humanos eram nômades, isto é, andavam em bandos e se moviam por causa do frio da terra, eram caçadores e coletores, tinham abrigos naturais(cavernas por exemplo), e utilizavam de artefatos rudimentares.
Na primeira são situadas as culturas pré-cerâmicas, entre 12 a 5 mil anos do presente; na segunda fase, as culturas dos ceramistas, a partir de cinco mil anos. Quando do início do holoceno, o espaço territorial hoje constituído como Brasil já tinha sido ocupado por caçadores-coletores.
Resposta. As atividades eram : caça,pesca,agricultura.
Resposta. Resposta: Pinturas rupestres, vasos e utensílios de cerâmica, barro e outros oriundos, vestes, fósseis, e evidências de pecuária e de plantios.
Em São Raimundo Nonato (PI), um grupo de arqueólogos liderados por Niède Guidon notificou a presença de facas, machados e fogueiras com cerca de 48 mil anos de existência. ... Na região de Lagoa Santa (MG) é o local onde está registrado uma das mais notórias descobertas da arqueologia nacional.
Este termo é usado para se referir aos povos nativos da América Hispânica e da América Anglo-saxônica. Para o Brasil se utiliza o termo pré-cabralino. Entre as culturas pré-colombianas podemos encontrar incas, astecas, maias, aimaras, tikunas, nazcas e muitas outras.
Pré-História é o período do passado da humanidade que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita e que abrange milhões de anos. A origem da humanidade é objeto de pesquisas de arqueólogos, paleontólogos, geólogos e biólogos. ... Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).
Esse longo período é geralmente dividido em duas fases: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, e Neolítico, ou Idade da Pedra Polida. Geralmente, em uma tentativa de definição precária, tendemos a chamar nossos antepassados do período em questão de “homens pré-históricos”.
O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu de 2,6 milhões de anos atrás até, aproximadamente, 10.
Resposta. O que separa a Pré-História da História é o surgimento da escrita. Porém, esse conceito Pré-História, é hoje, questionado, porque sugere que a História só começa com o surgimento da escrita, desconsiderando toda a História antes de seu surgimento.
Resposta. Resposta: a invenção da escrita.
Resposta. O fim da pré-história se deu com o surgimento da escrita.
Resposta. Início da Pré-história foi marcado pelo surgimento do homem na terra, já o fim foi marcado pelo surgimento da escrita.
Resposta. Resposta: De acordo com os Historiadores a invenção da escrita foi inventada a 4.
O conceito de Pré-História determina questões anteriores ao surgimento do homem na Terra. ... Dois grandes eventos que estabeleciam o fim da Pré-história, na visão desses historiadores, eram o desenvolvimento da escrita e a dominação das técnicas agrícolas.
A necessidade de registrar os acontecimentos surgiu com o homem primitivo no tempo das cavernas, quando este começou a gravar imagens nas paredes. ... Em época bastante remota, homens e mulheres utilizam figuras para representar cada objeto. Esta forma de expressão é chamada pictográfica.
A escrita surge como necessidade do desenvolvimento da economia e da sociedade que estavam ocorrendo principalmente no Oriente Médio. A primeira forma de escrita registrada nesta localidade é a cuneiforme que evoluiu dos registros de tempo de trabalho.
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.
A importância da escrita para a humanidade é que ela permitiu a confecção de registros históricos e eternização de obras, visto que antes, caso o sujeito morresse, suas ideias morriam com ele ou se perdiam ao longo do tempo.
Tudo indica que sua versão mais antiga surgiu na Fenícia (atual Líbano), entre os anos 1400 e 1000 a.C. Esse abecedário ancestral teria se inspirado nos hieróglifos, a escrita egípcia em que as idéias eram representadas por desenhos mas que, possivelmente, usava também sinais para sílabas.