Explicação: Corporeidade: é supostamente animada pela alma humana que lhe daria transcendência pelo nosso corpo. Motricidade: competência ou conjunto das funções nervosas que possibilitam os movimentos, nos seres humanos.
Compreender o corpo então, somente é possível a partir das experiências e vivências estabelecidas nas relações consigo, com os outros e com o mundo. E a esta capacidade de cada pessoa sentir e apossar-se do seu próprio corpo como meio de manifestação e interação com o mundo chamamos de corporeidade.
Durante a evolução da criança, a qualidade da corporeidade é um dos principais determinantes da estruturação neuropsicomotora. Por outro lado, a estruturação corporal na mente da criança é fundamental para o desenvolvimento do próprio corpo como organismo físico.
A disciplina Corporeidade e Motricidade Humana tem a finalidade de analisar as vivências da corporeidade ao longo da história, por meio da identificação dos paradigmas científicos e das teorias que influenciam suas diversas concepções de corpo, trazendo à tona o discurso da corporalidade e a vivência das possibilidades ...
► A idéia de corporeidade está associada ao corpo humano e ao comportamento motor ou ato motor, enquanto a idéia de motricidade está ligada ao movimento do corpo e sua conduta motora (movimento intencional, com sentido, significado, temporalidade e espacialidade).
A corporeidade tem um grande objetivo na educação infantil que é estimular o desenvolvimento corpo-mente da criança e o principal despertar a criatividade no aluno. A mesma tem um grande conhecimento, em que o mesmo tem um significado para a criança durante a sua infância.
motricidade revela a intencionalidade operante do homem de se movimentar com sentido e conteúdo, relacionado à existência do ser humano, que tem como objetivo sempre se superar, e não apenas uma mera reprodução de movimentos preestabelecidos (TOJAL, 2011).
A corporeidade vem se constituindo num dos mais interessantes temas de reflexão na área da educação, em especial da Educação Física. (VOGEL, et al. 2009) e esta pratica são os estímulos para trabalhar as relações interpessoais e proporcionar aos alunos um aprendizado que conseqüentemente levar a melhoria do desempenho.
Portanto, a psicomotricidade nas aulas de Educação Física pode auxiliar na aprendizagem escolar, contribuindo para um fenômeno cultural que consiste de ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano de maneira a favorecer comportamentos e transformações.
Essas habilidades, chamadas de fundamentais (correr, saltar, pendurar-se, lançar, receber) devem continuar sendo estimuladas e, ao mesmo tempo, é possível apresentar aos alunos nessa faixa etária os elementos construídos pelo homem que se expressam através do corpo, no sentido de permitir a esses alunos a possibilidade ...
Ainda de acordo com MOLINARI e SENS (2002) a Educação Física escolar tem como base as necessidades dos educandos, pois possui como meta por meio da psicomotricidade estimular a prática do movimento em todas as etapas da vida, levando em consideração o desenvolvimento global que se dá por via do movimento, da ...
A concepção da psicomotricidade no campo da prática e da investigação científica na atualidade é que o homem não é um ser estático e está sempre em movimento no mundo interno ou externo.
De maneira lúdica através de jogos e brincadeiras a criança atua no sentido de facilitar-lhe a construção da sua identidade e a conquista de sua autonomia intelectual e afetiva. Dando ênfase na importância do trabalho psicomotor feito com a criança procurando estabelecer relação entre o espaço e o meio.
Assim sendo, é importante que sejam usadas brincadeiras livres a fim de dinamizar o processo de aprendizagem por parte dos alunos. Dessa forma, como conteúdos que podem ser trabalhados como brincadeiras livres, pode - se citar: união, matemática, trabalho em equipe, lógica, dentre outros conteúdos.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
Por meio dos jogos, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança.
Os jogos têm um papel no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizado de domino do social da criança, através dos jogos é possível exercitar os processos mentais e o desenvolvimento da linguagem e hábitos sociais.