A carbonatação da cal, como é chamado seu processo de endurecimento, é a reação de hidróxido de cálcio com o anidrido carbônico, que pode ser descrita pela equação (1) envolvendo um ganho de masssa causado pela transformação do hidróxiodo em carbonato.
A carbonatação é uma reação química, que acontece por causa da dissolução do dióxido de carbono (CO2) na água (H2O). Essa ação é responsável pelo borbulhamento do CO2 no líquido, que resulta no ácido carbônico (H2CO3) – uma substância que se decompõe e recupera o gás carbônico e a água.
A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).
Termo usado na construção civil. Refere-se à qualidade dos componentes do concreto e sua durabilidade estrutural.
Mas não é só engarrafar e colocar a mistura. A ideia é passar tudo para um balde com torneira, e só depois engarrafar a bebida. A carbonatação acontecerá na garrafa, e ela envolve a liberação de CO2, que formará os gases presentes na cerveja.
Deixe as garrafas em local fresco por 7 dias, tempo suficiente para deixar a cerveja carbonatada (com gás) e pronta para consumo.
O priming é um procedimento muito utilizado por cervejeiros que envasam suas cervejas em garrafas. Esta técnica consiste em adicionar uma pequena quantidade de açúcar para gerar uma leve fermentação na garrafa. O fermento consumirá este açúcar, liberando gás carbônico e uma pequena quantidade de álcool.
6 gramas
O priming é uma técnica que utiliza açúcar fermentável dentro de uma garrafa com o objetivo de provocar uma nova fermentação na cerveja a partir das ações de leveduras, gerando CO2 e consequentemente a carbonatação.
14 dias
Para se fazer o priming ou açúcar invertido é bastante simples, basta verificar a quantidade desejada de açúcar de acordo com a carbonatação indicada para o estilo que você esteja fazendo (baixa, média ou alta) em g/L, multiplicar esse valor pela quantidade de cerveja que será engarrafada – nesse caso é importante ...
Sim, adicionar o açúcar na fermentação ajuda, principalmente nas cervejas de densidade mais elevada. Para grandes quantidades, adicioná-lo aos poucos é melhor do que tudo de uma vez. A cada 17g/L de açúcar você terá 1% a mais de teor alcoólico (isso tem um limite, obviamente).
Nesse método, injeta-se CO2 sob pressão no recipiente onde está a cerveja, normalmente um barril. Embora exija algum (mas não muito) investimento, o equipamento para carbonatação forçada garante maior precisão nos níveis de CO2 na sua cerveja, evitando falhas de estilo e prevenindo acidentes.
Talvez muitos já saibam, mas as garrafas de vidro para cerveja entre elas as do tipo caçula ou caçulinha de 600 ou 300 ml, possuem uma pressão máxima de teste na faixa de 4 kgf/com2 (4 bar), neste caso, quando da utilização de priming, deve-se respeitar alguns itens de controle tais como o final da fermentação ...
Funciona assim: vamos transferir a cerveja para as garrafas e adicionar um pouco de açúcar junto. Isso vai dar a levedura um pouco de alimento para ela produzir CO2, e como esse processo corre dentro de uma garrafa fechada (sem air-lock como no galão de fermentação) todo o gás vai se diluir na cerveja.
Primeiro ocorre um teste de pressão, onde os restos de cerveja são enxaguados através de água fria. Em seguida é efetuada a limpeza e desinfecção com soda cáustica e água quente (pode-se utilizar também um detergente ácido). Após um enxágüe intermediário, os barris são esterilizados com vapor.
Normalmente, 3 opções:
Basta conectar o bottle filler diretamente na saída de qualquer torneira com saída 3/8″ ou via uma mangueira com esta bitola, colocar no fundo da garrafa, pressionar para que a válvula libere a vasão do líquido e encher até o topo da garrafa.
A melhor maneira para encher um growler é enchê-lo de baixo para cima com um tubo de enchimento de growler. Isso reduz muito a quantidade de espuma criada e limita a exposição da cerveja ao oxigênio. Isso permitirá que sua cerveja permaneça mais fresca por mais tempo no growler.
Este é o método mais indicado para o envase. Com o bocal vedado, primeiro se extrai o oxigênio preenchendo a garrafa com o CO2, evitando assim que a cerveja entre em contato com o oxigênio. Para facilitar, a enchedora também possui um cano que vai até o fundo do growler para ser enchido de baixo para cima.