Existem dois tipos de freios a disco: os que acionam as pastilhas mecanicamente e os que as acionam de forma hidráulica. Os freios a disco hidráulico são mais eficientes, suaves e com maior precisão que os outros e por isso são muito utilizados em montain bikes, que exigem muito dos freios.
No freio a disco hidráulico existem nos manetes um reservatório para óleo ou fluido, esse líquido passa pela mangueira e acontece a frenagem no disco. Em relação ao freio a disco mecânico,eles não possuem reservatórios e o acionamento do freio é através de cabos e conduítes.
Em termos de eficiência, os freios hidráulicos funcionam melhor. Isso porque os mecânicos são acionados por cabo, enquanto os hidráulicos funcionam à base de óleo mineral ou fluídos de freio (dependendo da marca). Ambos, quando consideramos o aspecto da força investida, vão travar a roda ao serem acionados.
Qual melhor freio para bicicleta?
Atualmente na modalidade do mountain bike, o sistema preferido pelos seus praticantes é o freio a disco hidráulico. Um dos fatores é a grande quantidade de opções no mercado com esses modelos. Com o uso em trilhas, estradas de terra, dias com chuva e muita lama, a eficiência dos freios a disco são elevadas.
Amigos, atualmente , qual o melhor freio a disco mecânico do mercado? Já li muito elogio para o Avid BB5 ou DB5, algo assim. Freios Avid BB7 em conjunto com manetes SD7 e conduites e cabos de boa qualidade. Ótima frenagem com boa modulação e mínimo de esforço.
A força e modulação de bons v-brakes são melhores do que de freios a disco ruins. Os freios a disco estão cada vez mais substituindo os v-brakes, mas é perfeitamente aceitável ainda usá-los em situações menos extremas.
As almofadas de resina são mais suaves e duram menos quilometragem, principalmente em climas mais úmidos, mas ainda devem durar muito mais que 160 quilômetros. Eu diria que os rotores estão danificados por serem montados metal sobre metal antes e precisam ser substituídos, juntamente com novas pastilhas de freio.
Teria que colocar pastilhas Metálicas ou Semi Metálicas... É o máximo que da para fazer com um freio alivio... No Deore ele ja trava melhor, tanto que a manete de freio é menor, apropriada para frear com um dedo... Lixar ou desbastar o disco ira acabar com suas pastilhas rapidamente...
O processo é muito simples.
Para fazer essa regulagem, deve-se regular os parafusos que fazem o ajuste de pressão das molas. Quanto mais se aperta o parafuso, mais pressão a mola vai ter. O ideal é manter a pressão do parafuso dos dois braços igual. Os braços devem estar alinhados com o quadro da bicicleta, em posição reta.
Com um pano limpo embebido em álcool isopropílico, limpe cuidadosamente a superfície do rotor (disco) dos freios e das pastilhas. Evite manipular excessivamente os mesmos, pois mesmo a oleosidade natural de nossas mãos é suficiente para contaminá-los.
Para isto, utilize um pano limpo que não solte fiapos embebido em álcool isopropílico, que pode ser encontrado em lojas de produtos para limpeza. Discos de freio devem ser limpos com frequência com álcool isopropílico, evitando assim o acúmulo de resíduos que possam contaminar as pastilhas.
Neste caso, a solução é simples, pois basta retirar as pastilhas e dar uma lixadinha nas beiradas para “calar” o assovio.
Remova o cabo da sua cobertura plástica, somente se estiver muito rígido, ou difícil de operar. Isso se faz removendo o engate na pinça ou na alavanca de freio, e puxando o cabo no sentido oposto. Se você remover o cabo, use um lubrificante aerossol (ou mesmo WD-40) para remover sujeira e detritos do cabo.
Ao apertar o manete do freio, as sapatas devem encostar no aro ao mesmo tempo e a bike deve frear quase que instantaneamente, sem fazer barulhos. 1. Conecte o braço do freio na bike, utilizando o orifício central, e fixe o freio com o parafuso de instalação.
Eu aconselho a lavar os aros com detergente neutro, e enxaguar bem, e as sapatas dar uma lixada para deixa-las planas e retirar a contaminação superficial, feito isso é bem provavel que pare este problema e ainda tera o freio com um poder de frenagem melhor...
Para uma regulagem mais simples apenas gire o regulador no sentido horário, que as sapatas vão se aproximar do aro (a Shimano recomenda 2mm de espaço entre a sapata e o aro) e os freios ficarão altos de novo. Com o passar do tempo, freada aqui, freada ali, o cabo do freio vai relaxar.
Método 2 de 2: Apertando os cabos do freio
Para a regulagem, solte a porca (9A), e puxe ou empurre o garfo do freio (9B), de acordo com a necessidade. Reaperte a porca. Para uma regulagem mais precisa, solte a contra-porca (9C) e gire a porca dentada de ajuste fino (9D), até obter a distância de 2 mm entre as sapatas e o aro. Reaperte bem a contra porca.
No primeiro caso, é só procurar o regulador do cabo, que pode ficar na marcha traseira ou na parte dianteira da bike. Se mesmo com o regulador, não resolver, é só soltar o cabo e puxá-lo até ele ficar novamente tensionado. Depois é só trocar de marcha para ver se está tudo funcionando.
Para fazer o ajuste, solte a abraçadeira que prende o câmbio ao quadro — mas não totalmente. Em seguida, acerte a altura e o giro (alinhamento). Depois, aperte a abraçadeira. Feito isso, verifique novamente se a altura e o alinhamento estão de acordo.
Para regular o câmbio dianteiro, basta realizar os 3 passos a seguir:
O sistema completo (réguas de alinhamento e aplicativo) custa 39 dólares e é compatível com grupos de transmissão das marcas Shimano e SRAM, de estrada e MTB, para 9, 10 e 11 velocidades.