Principais danças folclóricas do Brasil
O flamenco é um estilo de música e dança tipicamente espanhol. Essa manifestação cultural é relacionada sobretudo à comunidade autônoma da Andaluzia, ao sul da Espanha, assim como à cidade de Múrcia e à região de Estremadura.
As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. ... Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.
O Bolero é uma dança romântica por natureza. É dançada em par e caracterizada pelo abraço sem "sobras". É uma dança dinâmica, que possibilita rodar muito o salão. A palavra BOLERO vem de "boleras" que eram ornamentos de vestidos de dançarinas espanholas que imitavam bailados ciganos.
A salsa é caracterizada pelo movimento quaternário, ou seja, em quatro tempos. A dança lembra bastante o mambo, mas diferencia-se por algumas características próprias. No mambo, por exemplo, os movimentos são executados para frente e para trás. Já na salsa, os movimentos são executados para os lados.
Cuba
Na condução pelos braços (Ex: Forró moderno, Salsa, Bachata), as figuras são feitas puxando, empurrando e levantando os braços. Na condução pelo tronco (Ex: Samba, Bolero, Tango), os braços acompanham a virada do tronco exigindo uma conexão maior entre o casal. A dança de salão teve origem na França por volta de 1972.
O merengue e a Cumbia são também vendidos como salsa, produto da lógica comercial norte-americana que batiza um único nome fácil de ser lembrado a distintos ritmos de outros países. Isto foi aplicado nos anos 50 ao bolero, mambo, cha-cha-chá, son e à conga, com o nome de rumba.
A conga é um estilo musical latino-americano que nasceu nas ruas de Cuba e rapidamente se estendeu até aos Estados Unidos. Como os outros géneros latinos, fazem parte da conga vários instrumentos musicais, muita dança e alegria.
A lambada dança teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó que passou a ser dançado por duplas abraçadas ao invés de duplas soltas. Assim como o forró, a lambada tem na polca sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe.
Os movimentos da lambada são compostos por giros e movimentos onde a mulher tenta cobrir o homem, ou até mesmo a fluidez, se incorporando com outras modalidades, buscando referências em danças africanas, caribenhas, espanholas, francesas e até mesmo árabes.
A lambada é dançada em pares e tem influência de ritmos como a cúmbia e o merengue. Além disso, ela tem traços muito parecidos com o zouk, que é uma espécie de lambada moderna e mais lenta.
A lambada é um gênero musical com origens na Região Norte do Brasil, mais especificamente no estado do Pará nos anos 1980. Tem, como base, o carimbó e a guitarra. Foi influenciada por ritmos como a cúmbia e o merengue.
O paso doble é um ritmo originado na Espanha e surgido no século XVI. É uma marcha de compasso utilizada tanto em touradas como em desfiles militares e foi popularizado como um estilo de dança de salão a partir da década de 1920.
Colômbia
Significado de Lambada substantivo feminino Golpe aplicado com pau, chicote ou objeto flexível.
Esta ideia se tornou popular devido ao filme "Lambada! A Dança Proibida" de 1990. No filme, a dança é considerada proibida pois é considerada muito, muito, sensual.
A palavra “zouk” significa “festa” e o estilo de música teve origem no Caribe. No Brasil, substituiu a lambada, que tem a mesma marcação rítmica. No entanto, a melodia do zouk pede movimentos mais sensuais e suaves.
No seu início, no século XIX, o TANGO era dançado por dois homens, daí o fato dos rostos virados, sem se fitar. O tango era considerado como uma batalha de poderes, e até o ano de 1910 não poderia ser dançado por mulheres, pois o mesmo ficou mais popular por ser dançado em diversos prostíbulos de Buenos Aires.
A maneira de dançar o tango foi se modificando e evoluindo de acordo com a época. Entre 1870/1900, dançava-se uma coreografia sem música definida (podia ser valsa, polka ou habanera). ... Entre 1920 e 1940, a postura dos dançarinos se modifica mais uma vez, tornando-se mais elegante; é quando surge o tango de salão.
Aprender a dançar tango não é fácil e requer o instrutor correto....Mas para quem conduz, aqui vão os cinco passos:
O passo é em seis tempos: um para a frente, um para o lado, dois para trás e um para o lado. No final, ao juntar os pés, bata-os no chão. Pronto, milonga aprendida. Com esses passos em mente e um pouco de treino, dá para sair bailando pelos salões da capital argentina.
Resposta:dois passos muito importantes no tango são o gancho e o ocho GANCHO:Se caracteriza pela levantada de perna do casal e eles engancham as pernas . OCHO :È um passo executado pela mulher e ela desenha um oito com as pernas.
O modo de dança no forró universitário é o dois-dois. Os passos principais são: A “Dobradiça” (abertura lateral como uma porta) A “Caminhada” (que ao invés de ir para os lados, caminha pra a frente ou para trás)