Assim como ocorre com a contemplação, a recuperação do dinheiro também pode ser antecipada por meio dos sorteios utilizados para contemplação. No caso de consórcios cancelado, em lugar de receber a carta de crédito para a compra do bem ou serviço, a contemplação libera a devolução do valor já pago pelo consorciado.
Para vender cota de consórcio cancelada e solicitar a antecipação do seu crédito, basta seguir os seguintes passos:
Ao receber o comunicado sobre os valores que lhe serão restituídos, o consorciado deve preencher todos os dados solicitados e remeter o formulário ao Consórcio Nacional Honda via correio ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone (11) 2172-7007 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e ...
Se a cota estiver quitada, o consorciado poderá receber os valores em dinheiro após 180 dias contados a partir da contemplação ou em 60 dias após o término do grupo, sendo válido o que ocorrer primeiro.
Ainda assim, acredite, existem algumas formas de ser contemplado mais rápido no consórcio....
Num consórcio de imóveis, por exemplo, os grupos geralmente duram 180 meses, ou seja, você tem até 15 anos para ser sorteado, embora existam grupos com tempo menor, além de estratégias via lance que já explicamos. Para veículos, existem grupos de 36 até 120 meses. Já para serviços, os grupos geralmente são de 48 meses.
Após quitar a última parcela, é necessário que a financiadora libere a restrição no Sistema Nacional de Gravames. Somente depois disso o veículo será totalmente seu e você poderá, inclusive, vendê-lo para terceiros.
Ao término do contrato de financiamento e após quitadas todas as parcelas, inicia-se o processo de baixa da alienação e retirada do gravame. É de responsabilidade do banco ou instituição financeira informar ao Detran a quitação do contrato e extinção do vínculo deste com o veículo.
Você pode optar pela retirada do gravame e aí você vai ter que se apresentar ao DETRAN com os seguintes documentos:
Saiba o que fazer após quitar o financiamento imobiliário Funciona assim: você deve pedir à instituição financeira que emprestou o dinheiro para emitir o termo de quitação da dívida. Isso vai te permitir ir ao cartório e retirar a alienação fiduciária antes registrada na matrícula do imóvel.