Para eles, a organização industrial tem duas funções principais: produzir bens ou serviços (função econômica que busca o equilíbrio externo) e distribuir satisfações entre os seus participantes (função social que busca o equilíbrio interno da organização), antecipando-se às atuais preocupações com a responsabilidade ...
Explicação: Hoje a Organização Industrial (ou Economia Industrial) pode ser genericamente definida como o campo da Economia preocupado com mercados que não podem ser analisados usando o modelo competitivo padrão.
No contexto da organização industrial, apesar das teorias de administração existentes serem muito importantes, o conhecimento adquirido no cotidiano é muito importante para organizar os processos industriais, uma vez que eles permitem afirmar o que dá e o que dá errado fundamentando-se em experiências já vividas.
Há duas abordagens principais para o estudo da organização industrial....Estruturas de mercado
Portal da economia. A Teoria do Consumidor, ou Teoria da Escolha, é uma teoria microeconômica, que busca descrever como os consumidores tomam decisões de compra e como eles enfrentam os tradeoffs e as mudanças em seu ambiente.
O que é o Keynesianismo? A doutrina Keynesiana ficou conhecida como uma “revisão da teoria liberal”. Nesta teoria, o Estado deveria intervir na economia sempre que fosse necessário, afim de evitar a retração econômica e garantir o pleno emprego.
Somente a partir da década de 1970, novas correntes de pensamento econômico combateram os princípios do pensamento keynesiano. Nessa época, a retração dos altos índices de desenvolvimento alcançados nas duas décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial pôs em cheque a teoria John M. Keynes.
Keynes propôs que o Estado interviesse na economia com o objetivo de estimular a demanda agregada. Políticas fiscais e monetárias expansionistas teriam por finalidade promover o pleno emprego, a estabilidade de preços e o crescimento econômico.
Para a chamada doutrina Keynesiana, o Estado pode (e deve), sim, atuar para conter o desequilíbrio na economia. Nessa proposta constam, inclusive, investimentos públicos para aquecer o cenário econômico em geral.
Champernowne afirma que a diferença entre a Teoria Geral de Keynes e a teoria clássica (representada por A. C. Pigou) reside nos pressupostos sobre a variável que é determinada no mercado de trabalho: para Keynes, o mercado de trabalho determina o nível nominal de salários e para a teoria clássica este mercado ...
Inflação
Política de rendas é um conjunto de medidas visando a redistribuição de renda e justiça social. É um dos instrumentos da política econômica governamental, juntamente com a política fiscal, política monetária e a política cambial.
Basicamente, há dois tipos de política monetária, com medidas e objetivos diferentes, que são a política expansiva e a restritiva.
A Política Monetária Restritiva refere-se à redução da oferta de moeda (base monetária) na economia, resultando em um aumento da taxa de juros. Como consequência, a política monetária contracionista provoca a redução da produção e dos níveis de emprego.
O controle da inflação passa por medidas de aperto fiscal e monetário. Ou seja, gastos públicos mais baixos, impostos mais elevados e juros mais altos.
A política monetária é uma forma de controle econômico utilizada para regular a oferta de moedas em circulação no país porque uma de suas principais metas é controlar a inflação no país. No Brasil, as políticas monetárias são executadas pelo Banco Central do Brasil.
Níveis de reserva