Inseticida natural para combater lagartas em alface e repolho
Alho e cebola também podem funcionar como inseticida natural. Para isso, deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. E, após esfriar, pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.
Controle: Fazer inspeção e, quando constatada a presença da praga, eliminar todas plantas atacadas. Realizar pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.
Diante da diversidade de espécies e variedades presente na família Brassicaceae, é natural que também exista uma variedade de pragas associada a essas culturas olerícolas, merecendo destaque a traça-das- crucíferas Plutella xylostella Linnaeus, 1758 (Lepidoptera: Plutellidae), o curuquerê-da-couve Ascia monuste orseis ...
Plantas repelentes ou atrativas são boas opções. Repelentes naturais, como citronela, hortelã e crisântemo, afastam as pragas da plantação. Plantas atrativas, como a capuchinha, podem ser úteis para chamar a atenção das pragas e evitar que elas ataquem o cultivo.
Para fazer esta receita comece por ferver 5 a 6 dentes de alho e adicione meia cebola em 1 litro de água. Deixe ferver em torno de 15 minutos e quando esta solução esfriar, pulverize sobre as plantas atacadas.
Misture um copo de açúcar com um copo de bicarbonato de sódio. As baratas são atraídas pelo açúcar e, ao comerem a mistura, o bicarbonato tratará de matá-las. Esse ingrediente utilizado para fazer sabão pode ser espalhado pela casa. Ao encostar no bórax, a barata desidrata e morre.
4 formas infalíveis de acabar com as baratas
O veneno para baratas Mortein, da Rodox, sem dúvidas é uma das opções mais populares do país, já que ele é considerado um dos mais eficientes. Ideal para se livrar rapidamente de todo tipo de barata, desde as pequenas até as temidas baratas de esgoto, que podem transmitir muitas doenças ao ser humano.
7 práticas que atraem baratas e outras pragas
Coloque, no máximo, uma bolinha de naftalina em cada cômodo da casa. Se forem cômodos muito próximos uns dos outros e pequenos, não coloque em todos. Confira na embalagem do produto as recomendações sobre a quantidade segura a usar em cada local da casa.
Aula de Laboratório - Processo de sublimação da naftalina. A passagem do estado sólido para o gasoso se dá quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear as partículas atômicas do material e permite que elas atinjam o estado gasoso imediatamente, sem passar pelo líquido.
A sublimação acontece com as substâncias quando a pressão do vapor no ponto de fusão for maior que a pressão atmosférica. É o tipo de mudança que ocorre de forma facilitada no iodo, gelo seco e naftalina; pois as forças intermoleculares deles são fracas.
O princípio ativo da naftalina é explicado por uma característica física bem interessante: a sublimação, esta se define como a passagem do estado sólido para o gasoso de forma direta. Uma vez sublimada, a naftalina se apresenta no estado de vapor tóxico para os micro-organismos indesejáveis.
A naftalina deixa de ser vista pois à temperatura ambiente ela passa do estado sólido para o gasoso, caracterizando o processo de sublimação.
As bolinhas de naftalina - umas que apareciam de repente no seu armário nos tempos em que você morava com a família - são perfeitas para tirar o mofo. ... Ventiladores e luzes incandescentes também ajudam a espantar o mofo. Se nada disso adiantar, guarde um pedaço de giz ou carvão dentro do armário.
Alguns itens também podem te ajudar a afastar ou barrar o mau cheiro e pragas: Naftalina – Coloque algumas bolinhas de naftalina em cima do ralo, de modo que elas não desçam pela tubulação. Ela ajuda a afastar insetos e ameniza o odor.