A organização psicomotora proporciona a aquisição de habilidades sensório motoras, coordenação viso-motora, equilíbrio, linguagem, esquema corporal entre outras. ... Dessa forma, a avaliação psicomotora ajuda a identificar deficiências nesses pontos, a partir da consciência do próprio corpo, o esquema corporal.
– Fragilidade psicomotora: esta parte é caracterizada por duas situações peculiares: a paratonia (quando há limitação nas quatro extremidades do corpo ou em apenas duas) e a sincinesia (momento em que acontece a ativação desnecessária de músculos para um determinado movimento).
Paratonia ou gegenhalten é definido como "uma forma de hipertonia e com uma resistência variável, durante o movimento involuntário passivo.". Em outras palavras, a tentativa de mover o membro de uma pessoa com paratonia irá resultar em que a pessoa involuntariamente resistindo ao movimento.
Sincinesias são contrações musculares involuntárias que ocorrem com o movimento voluntário de um grupo muscular diferente.
São considerados características da debilidade motora, assim como afirma Carneiro: Torpeza de movimentos: movimentos pobres e dificuldade em suas realizações. Paratonía: a criança não pode relaxar o tônus de seus músculos de forma voluntária; inclusive em vez de relaxa-los, os contraem exageradamente.
A debilidade motora é a dificuldade motora que afeta diversas áreas da mobilidade do indivíduo. Seus dois principais tipos são: - Paratonia: a contração involuntária do músculo. O indivíduo não consegue relaxar o músculo, que permanece em rigidez.
Casos graves apresentam um movimento de todos os ramos simultaneamente sem controle. Se acometer o olho, há fechamento praticamente completo do olho ao sorrir, por exemplo. Além disso, o sorriso pode estar congelado por uma contração simultânea te todos os músculos simultaneamente, não permitindo abrir o sorriso.
O tratamento depende do grau da Sincinesia, dos segmentos acometidos e das condições de saúde do paciente....Podem ser realizados:
Agitação significa atividade desordenada. Em termos médicos, entende-se este problema como alterações de comportamento (um misto de nervosismo com excitação) que tornam a pessoa inquieta, com picos de tensão e irritabilidade.
6 dicas indispensáveis para acalmar um cliente nervoso
Conter sempre o paciente com roupa. Observar, rigorosamente, sinais de garroteamento de partes do corpo. Cobrir o paciente com lençol, deixando as partes que devem ser observadas descobertas (pulsos e tornozelos). Conter outras partes do corpo, além de tornozelos e pulso, caso o paciente esteja extremamente agitado.
Uma abordagem calma, aberta, de aceitação e de não-julgamento é fundamental para facilitar a comunicação. Ouça com cordialidade. Trate com respeito. Empatia com as emoções.
Quais são os cuidados necessários em casos de emergência de pacientes psiquiátricos?
Exame ajuda a identificar doenças mentais a partir de imagem no cérebro. Criado pelo professor da Universidade da Califórnia Ismael Mena, o chamado "spect cerebral" já é desenvolvido no Brasil e é um exame capaz de diagnosticar problemas psicológicos.