Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo.
Salvador Dalí (1904-1989) foi um pintor espanhol que se destacou por suas composições insólitas e desconexas. Com seu bigode sinuoso e com disposição para escandalizar foi um grande representante da "Estética Surrealista". Salvador Domingo Dalí Domènech nasceu em Figueres, Girona, Espanha, no dia 11 de maio de 1904.
Chamado muitas vezes de o “Mestre a Arte Surrealista”, Salvador Dalí chegou a afirmar que seus quadros eram "fotografias de sonhos pintadas à mão”. Assim, foi considerado um dos grandes ícones da vanguarda surrealista.
Surrealismo
Figueres, Espanha
Figueres
Salvador Dalí foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Sua obra pictórica chama a atenção pela ímpar combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com uma técnica acadêmica, tradicional, similar à dos artistas da renascença.
Salvador Dalí (1904-1989) pintor catalão, produziu mais de 1 500 pinturas em sua carreira, além de ilustrações para livros, litografias, desenhos e trajes de cenários, um grande número de desenhos, dezenas de esculturas e vários outros projetos, incluindo um cartoon para Walt Disney.
11 de maio de 1904
“Eu sou o Surrealismo!” costumava afirmar. Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí y Domènech nasceu no dia 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha) e desde criança mostrava grande inclinação para as artes. Começou a pintar aos 10 anos e aos 13 anos já frequentava a Escola Municipal de Desenho.
23 de janeiro de 1989
Explicação: Salvador Dalí foi um dos maiores representantes da vanguarda surrealista. Seu trabalho sempre chama muita a atenção pela sua incrível combinação de imagens bizarras e com uma excelente qualidade plástica. Explicação: Ele foi mencionado por "salvar" uma nação com suas obras.