Maria Angélica Soares – Uma das exigências para a doação de sangue é o doador pesar pelo menos 50 kg, porque está estabelecido que se pode retirar no máximo 9ml de sangue por quilo de peso. Portanto, com 50 kg, ele pode doar uma bolsa com 450 ml sem nenhuma repercussão negativa para o organismo.
O sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros, variando de acordo com o peso.
O volume total do sangue coletado é proporcional ao seu peso, ou seja, 20 ml por kg. Após a doação, os gatos precisam esperar passar o efeito da sedação e assim serão liberados. Com uma boa quantidade grande de sangue estocado, mais animais poderão ser salvos.
Para a seleção de doador de sangue permanente deve-se realizar a tipagem sanguínea (BROWN; VAP, 2007). Gatos podem doar de 10 a 12 ml/kg de sangue, com intervalo de pelo menos três semanas.
Observação:Um cavalo de 500 kg tem cerca de 45 litros de sangue, e o que pode parecer uma grande perda de sangue para um humano, não é para um cavalo.
A anemia infecciosa equina (AIE) é uma afecção cosmopolita dos equídeos, causada por um RNA vírus do gênero Lentivirus, da família Retrovírus. O vírus, uma vez instalado no organismo do animal, nele permanece por toda a vida mesmo quando não manifestar sintomas.
Mormo
O diagnóstico da AIE é realizado a partir do sangue do animal (soro) em laboratórios credenciados pelo ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (MAPA), pela prova da Imunodifusão em gel de Agar (IDGA).
Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
O oncologista normalmente descobre a doença apenas quando solicita um exame de sangue de rotina. O paciente com a doença apresenta contagem de leucócitos inferior a 500 neutrófilos/mm3.