Sertão: ocupando a maior parte do Nordeste, o Sertão compreende os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe (extremo noroeste), Alagoas (oeste) e Piauí (porção leste). Essa parte do território nordestino é uma extensa área de clima semiárido, conhecido como “Polígono das Secas”.
Em razão das diferentes características físicas que apresenta, a Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. ... Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí.
Nesse período (século XVI), os portugueses iniciaram o cultivo da cana-de-açúcar, produto muito disputado nos mercados do Velho Mundo, como ficou conhecida a Europa. ... O plantio da cana-de-açúcar foi a primeira atividade econômica após o processo de colonização do Nordeste.
Zona da Mata
Uma sub-região é uma unidade conceitual que deriva de uma região maior ou continente e é geralmente baseada na localização. Ponto cardeal, como o sul ou meridional, são comumente usados para definir uma sub-região.
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí.
A maior sub-região do nordeste é o Sertão. E Zona da Mata é a região mais povoada e também a mais industrializada.
Região Nordeste do Brasil
A Zona da Mata é uma grande extensão litorânea banhada pelo Oceano Atlântico. Ela abrange seis Estados do Brasil: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
O nome “Zona da Mata” deve-se à Mata Atlântica que originalmente cobria a região, mas atualmente está quase extinta. Sua área concentra seis das nove capitais da região (Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador). É a zona mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida da Região Nordeste.
O Agreste é a única sub-região nordestina que não sedia nenhuma capital, porém abriga pólos importantes, sendo as principais cidades:
Zona da Mata
Dentre as principais indústrias, estão as do ramo alimentício, calçadista e vestuário. A migração de empresas para a região se deve principalmente pelo fato do Nordeste possuir abundante mão-de-obra e de baixo custo, sem contar que muitos Estados oferecem incentivos fiscais para as empresas interessadas.
Pernambuco
Apesar da queda, São Paulo segue como o estado que possui o maior PIB industrial do país, seguido de Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Resposta. O Nordeste oferece bastante mão-de-obra e de baixo custo, muitas empresas aproveitam a proximidade com o setor de matéria-prima como: cana-de-açúcar, frutas, cacau, algodão, e tabaco. Sem contar que muitos estados oferecem incentivos fiscais para as empresas que estão realmente interessadas.
Resposta. Resposta: A indústria pernambucana se desponta na produção de alimentos, metalurgia, produtos químicos, produção de álcool e refino de petróleo. As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza.
Um polo industrial pode ser identificado como um local físico em que são realizadas construções bem como produções direcionadas à economia, sendo este local físico destinado à promoção da interação entre as industrias bem como redes de comércio de variadas regiões.
Explicação: A Zona Franca de Manaus (ZFM) ou Polo Industrial de Manaus (PIM) é um parque industrial brasileiro localizado na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.
A principal atividade econômica da região Norte é o extrativismo mineral e vegetal. O estado do Pará é um importante exportador de minérios como o manganês e o ferro e é o maior produtor de madeira em toras, segundo o IBGE.
Polo de Belém
Dentre todas as regiões brasileiras a norte é a menos desenvolvida industrialmente. Há várias décadas a região tem suas atividades econômicas vinculadas aos setores com pouca aplicação tecnológica e que atuam nos ramos agroindustriais que produzem alimentos, têxtil, couro, borracha, etc.