Por que o navio flutua? 1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.
Quando um submarino está na superfície igualmente a qualquer outro navio possui flutuabilidade positiva. Quando na superfície os tanques de lastro estão vazios (sem água, contém apenas ar). ... A flutuabilidade torna-se negativa e o submarino afunda, isto é, submerge.
Resposta. O submarino tem mecanismos em suas paredes que controlam a densidade e a pressão, diferentemente da bola maciça.
Esse experimento pode ser utilizado para demonstrar o mecanismo que os submarinos utilizam para submergir e emergir. Nos submarinos existem câmaras especiais que através do ar comprimido faz com que a quantidade de água dentro delas possa ser aumentada ou diminuída. Assim sendo, o submarino afunda ou flutua.
A flutuação é mais fácil por causa sua força do corpo sobre a água , e o grande motivo isso é por causa da densidade da água . A água dos oceanos que são as mais salgadas tem a densidade menor que a doce , então isso faz que a sinta a diferença e sua flutuação é maior do que a água que possue menor densidade.
A madeira que boia tem mais ou menos a mesma densidade da água: em outras palavras, se um peso específico for menor do que 1. A maioria das madeiras são na verdade mais leves do que a água, mas algumas são mais pesadas e afundarão.