No período composto por coordenação a oração não exerce função sintática com relação a outras orações, ou seja, ela é independente ou absoluta. Exemplos: Acordei/, tomei café/ e apanhei o ônibus. Viu o filme,/ mas não compreendeu o enredo.
2. Conjunções Causais. Introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que. Exemplo: Não fui à aula porque choveu.
Significado de Consequência substantivo feminino Aquilo que resulta ou é produzido por causa de; efeito, resultado: seu sucesso foi consequência de muito trabalho. Resultado negativo que afeta a saúde de alguém; ferimento: o acidente não deixou consequências nos envolvidos.
4 conclusão, dedução, inferência, ilação, raciocínio, indução, solução. Exemplo: O físico decidiu explicar a consequência do seu raciocínio.
Causa e consequência é um relacionamento entre eventos ou coisas, onde um é o resultado do outro ou de outros. Esta é uma combinação de ação e reação. Um relacionamento causa-efeito é um relacionamento no qual um evento (a causa) faz com que outro evento aconteça (o efeito). Uma causa pode ter vários efeitos.
O efeito de causalidade característico de um texto argumentativo revela a relação entre duas ideias: uma é a causa, outra, a consequência. Conhecer as relações estabelecidas por essas conjunções é um requisito importante para o aluno ampliar sua capacidade de compreender e de produzir textos cada vez melhores.
substantivo feminino Aquilo que faz com que uma coisa seja, exista ou aconteça. O que é princípio, razão ou origem de alguma coisa; motivo. ... [Jurídico] Razão que leva alguém dar início a um processo judicial; esse processo; ação, demanda: causa cível.
As relações de causa e consequência podem ser utilizadas em apenas um parágrafo (como no exemplo acima) ou nos dois parágrafos do desenvolvimento. Neste caso, um dos parágrafos apresentaria a causa e o outro, a consequência.
Note que, antes do crime, as meninas eram alegres e despreocupadas. Depois do crime, passaram a ser sérias e tristes, tornando-se assim adultas. Então, temos uma causa (o motivo) e uma consequência (o resultado): a causa é o crime, e a consequência é o amadurecimento das meninas.
Para reconhecer as relações de causa e consequência, o leitor deve identificar os fatos expostos no texto e compreender de que forma eles se complementam, sendo um a causa ou a consequência para que o outro ocorra.
Há uma relação de causa e consequência em "Jogou tantas bolas dentro do jarro que a água subiu-lhe até o gargalo". ... Um exemplo seria: "A água do jarro subiu até o gargalo porque várias bolas foram jogadas dentro dele", que seria a inversão da oração do exercício.
“Uma cliente ficou surpresa ao voltar ao seu restaurante preferido, quase 6 meses depois e receber o troco de um jantar...” (1° parágrafo) “O garçom disse a Brenda que saiu para avisar a cliente sobre o troco esquecido, mas já tínhamos ido embora.”. ...
Resposta. O item A é a alternativa correta. Os vocábulos que podem ser considerados marca de linguagem falada, ou seja, de oralidade é "tô" e "pra".
Resposta. O trecho em que há uma marca própria da linguagem falada é: "Bom dia, seu síndico!", alternativa A, uma vez que o vocábulo "seu" é abreviatura de "senhor", elemento típico da fala.