O positivismo é uma corrente filosófica do século XIX que aposta na ordem e na ciência para a obtenção de progresso social. ... As Ciências Positivas teriam a sua mais forte expressão na Sociologia, ciência da qual Comte é considerado o fundador.
De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. ... Já o Neopositivismo, conhecido também como Positivismo Lógico, tem base no pensamento empírico tradicional e no desenvolvimento da lógica moderna.
Segundo o pensador, o positivismo era o que o ser humano tinha criado de mais profundo e organizado: a observação e o entendimento da natureza com base no trabalho científico. Politicamente, o positivismo seria expresso pelo trabalho integrado entre ciência e política, visando ao desenvolvimento da sociedade.
Neste sentido, duas correntes filosóficas se opõem completamente ao positivismo: o racionalismo e o idealismo. Racionalismo: corrente que acredita que todo o conhecimento é adquirido por meio da razão. ... Idealismo: também contrário ao positivismo, o pensamento idealista acredita no poder das ideias e dos sentimentos.
O idealismo parte do princípio de que há a existência metafísica de uma realidade complexa e ideal. O que é ideal é aquilo que existe enquanto ideia, enquanto conceito, como algo descolado da matéria. O idealismo é justamente a afirmação dessas ideais como ponto central do conhecimento.
A historiografia positivista, baseada nas ideias do filósofo francês Conde de Saint Simon (1760 -1825), entende que há um progresso constante da humanidade, a qual nunca regrediria, mas tenderia a ser mantida sempre em evolução.
Os Historicistas começam a conceber a História como uma ciência específica, distinta do padrão científico difundido a partir das chamadas "ciências naturais". Os positivistas, ao contrário, procuram aproximar os modelos entre os dois ramos de ciências: as Sociais e as Naturais.
Historicismo é um entendimento filosófico desenvolvido no período compreendido entre o fim do século XIX e início do século XX, cuja principal referência filosófica atribui-se ao pensador alemão Wilhelm Dilthey (1833 - 1911). ... O próprio Dilthey preferia classificar as ciências humanas como de espírito e cultura.
Conceito que designa o gosto romântico pelo tratamento de temas históricos, motivado não apenas pela atração do exotismo epocal, mas sobretudo pelo interesse em captar os momentos, os episódios, os caracteres que explicam a originalidade e a genuinidade de cada nação.
Significado de historicismo Teoria que enfatiza a importância da história como padrão de valor e determinante de acontecimentos. Doutrina segundo a qual a história, sem o arrimo de uma filosofia, é capaz de estabelecer determinadas verdades morais ou religiosas.
Historicismo Jurídico É uma corrente do pensamento jurídico que defende que, da mesma forma que a cultura, o Direito é peculiar a cada povo e está ligado aos fatos sociais. Os principais pensadores do historicismo jurídico são Friedrich Puchta, Gustav Hugo e Karl Savigny.
14 de novembro de 1831
Isso o levou a afirmar que havia um caráter mutável entre as espécies, e não uma característica imutável como antes era comum entender. As espécies não existem da mesma forma ao longo do tempo, elas evoluem. Durante a evolução, elas transmitem geneticamente essas mudanças às gerações posteriores.
O historicismo tinha como consequências o relativismo e a subordinação das ciências humanas a uma filosofia da história. Max Weber procurou superar esse problemas propondo que as ciências humanas trabalhassem seus objetos como tipos ideais e não como fatos empíricos.
Hegel considera o desenvolvimento do Espírito em três momentos, o primeiro é o Espírito Subjetivo, o Espírito na relação consigo mesmo, o segundo é o Espírito Objetivo, no qual o Espírito se reconhece como realidade no mundo, e, o terceiro é o Espírito Absoluto enquanto unidade da idealidade de seu primeiro momento e ...
As principais ideias do filósofo Hegel são definidas em três partes: a Lógica, Filosofia da Natureza e a Filosofia do Espírito. Assim Hegel afirmou que, para que o sujeito pensante (razão ou consciência humana) possa conhecer seu objeto (o mundo), deve existir, em certo sentido, uma identidade de pensamento e ser.
O fato é que sua filosofia é realmente difícil, embora isso não se deva necessariamente a uma confusão na escrita. Afinal, Hegel era crítico das filosofias claras e distintas, uma vez que, para ele, o negativo era constitutivo da ontologia. Neste sentido, a clareza não seria adequada para conceituar o objeto.
Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1830) foi um filósofo alemão idealista que abriu novos campos de estudo na História, Direito, Arte, entre outros, através dos seus postulamentos e da lógica dialética. O pensamento de Hegel influenciou pensadores como Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Friedrich Engels e Karl Marx.
A filosofia hegeliana considera o processo e o devir segundo os quais a realidade é o que é pela alienação, pela mediação e pelo trabalho. A realidade é processo do vir a ser, isto é, não é dada, mas vem a ser e, isso, constantemente. Se a realidade está sempre vindo a ser é porque ela nunca é definitivamente.
Hegel criou um sistema chamado dialética, que é um processo espiral sobre o conhecimento, partindo da uma ideia base que é chamada de tese, contrariada por outra ideia, chamada de antítese e chegando a uma conclusão chamada de síntese, que passa a ser uma nova tese, por isso, espiral, algo que não tem fim, mas uma ...
O propósito do método dialético é resolver os desacordos através de discussões racionais, e, em ultima análise, a busca pela verdade. A forma herdada de Sócrates para proceder tal discussão é mostrar que uma dada hipótese leva a contradições, então, forçar a retirada da hipótese como candidato a verdade.
Diferentemente da indução e da dedução, a dialética não se baseia em evidências ou premissas, mas em três elementos muito importantes: a tese, a antítese, elemento oposto, contraditório, e a síntese, momento em que se associa as duas afirmações de forma que se possa falar da contradição.
Definição de Dialética. A dialética marxista postula que as leis do pensamento correspondem às leis da realidade. A dialética não é só pensamento: é pensamento e realidade a um só tempo. Mas a matéria e seu conteúdo histórico ditam a dialética do marxismo: a realidade é contraditória com o pensamento dialético.
A dialética passou por várias concepções e atualmente significa um modo de pensarmos as contradições existentes na nossa realidade, ou seja, uma forma de pensar que a nossa realidade vive em permanente transformação. Mudamos para permanecer e permanecemos mudando.
O método dialético utilizado partiu de uma síntese inicial precária da realidade; segue pela análise das partes constituintes da realidade e termina com a construção de uma sínte- se mais ampla e a compreensão mais profunda sobre a produção da identidade dos jovens nessa situação de assentamento.
Dialética pode significar a arte de debater, de persuadir, tendo então uma estreita relação com a retórica. Em suma, podemos dizer que a dialética é uma espécie de movimento da argumentação com fundamento no intelecto e na razão.