História Geral. O totalitarismo foi um regime político baseado no controle total da vida, no nacionalismo e no forte militarismo, tendo ocorrido em alguns países da Europa, no século XX. O totalitarismo foi um regime político que surgiu e desapareceu em países europeus no século XX.
Os regimes totalitários estão baseados num Estado centralizador, antidemocrático e autoritário. Esses governos surgiram após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) em diversos países da Europa a partir da crise do capitalismo e do liberalismo.
Dentre os principais regimes totalitários na Europa, é possível destacar:
Países como Noruega, Islândia, Suécia, Nova Zelândia e Finlândia lideram o ranking das democracias plenas. Já Chade, Síria, República Centro-Africana, República do Congo e Coreia do Norte são considerados os piores, ou seja, os governos mais autoritários.
Qual dos países indicados abaixo não pode ser considerado como totalitário A-Alemanha nazista. B-Itália Fascista. C-URSS stalinista. D-Inglaterra de Churchill.
Regimes totalitários na Europa Como já mencionado, a Europa teve três grandes totalitários: o fascismo (1922-1945), o nazismo (1933-1945) e o stalinismo (1924-1953).
Os fatores que favoreceram o surgimento de regimes totalitários foram a fraqueza das instituições públicas e democráticas dos países, grande insatisfação da população com os regimes vigentes e crises econômicas, políticas e sociais.
O Fascismo Italiano, o Nazismo alemão e o Stalinismo Soviético foram os principais regimes totalitários surgidos na Europa no período.
Totalitarismo é um sistema político ou uma forma de governo que proíbe partidos de oposição, que restringe a oposição individual ao Estado e às suas alegações e que exerce um elevado grau de controle na vida pública e privada dos cidadãos. É considerado a forma mais extrema e completa de autoritarismo.
- São características comuns aos governos totalitários as elencadas a seguir, exceto a- a forte intervenção estatal na economia, pautada no incentivo e na proteção da indústria. ... d- o apelo às massas por meio de propaganda, de modo que sejam inseridas e se sintam pertencentes ao regime totalitário empregado.
As características básicas dos regimes totalitaristas eram: Culto ao líder: Os três regimes impunham um forte culto ao líder, e a imagem deles era espalhada por diversos locais, como escolas e instituições públicas, por exemplo. Centralização do poder: O poder ficava concentrado nas mãos do líder ou do partido.
O Totalitarismo é um regime político no qual o governo é autoritário, nacionalista, antidemocrático e militarista. O Estado possui poderes enormes que abarcam todos os setores das vidas dos cidadãos, incluindo a educação, o lazer e o exercício de cidadania.
Quanto as características gerais que identificam dois dos regimes totalitários do período entre guerras, nomeadamente o fascismo e o nazismo, é correto afirmar que ambos apresentam o/a, exceto: a) hipertrofia do poder executivo.
Uma das principais características do totalitarismo é a formação de um partido único (unipartidarismo), conduzido por um líder autoritário. Assim, por meio de uma ideologia oficial e hierarquia rígida, todos os cidadãos são submetidos e controlados por órgãos de repressão política (polícia e o exército, por exemplo).
Resposta: Italia: Fascismo/Mussolini! Alemanha: Nazismo/Hitler! Eles se uniram na guerra, ambos tinha como principio repreensão contra a raça não pura, ou seja os arianos, porém era mais presente no nazismo, e ambas eram de grande violencia.
A Alemanha caberia a dominação da Europa, o que foi feito temporariamente com exceção da Inglaterra e Rússia. Ao Japão caberia o domínio da Ásia e do Oceano Pacífico, o Japão atacou a China(massacre de Nanquim), Coréia e Havaí (ataque de Pearl Harbor). A Itália caberia o domínio da Africa, ataque à Etiópia.
Resposta: A- Na Alemanha e na Itália estavam instalados regimes fascistas.
As características expansionistas dos referidos países diz respeito ao ideário Nazista e Fascista da época. Isso porque as duas ideologias pregaram uma questão de expansionismo tendo em vista as imposições do tratado de versalhes.
Resposta. O nazifascismo é fundamentado no nacionalismo (doutrina que prega a ultra valorização do próprio país).