Antes de abrir a empresa, o futuro empreendedor deve definir:
Como o Canvas deve ser preenchido em cada categoria de análise?
O método Canvas é uma ferramenta para inovação de modelos de negócios, que pode ser utilizada na criação de uma nova empresa ou em uma organização centenária, basta que seus gestores estejam dispostos a pensar colaborativamente em busca de novas soluções para os seus problemas.
A palavra “canvas” em si pode ser traduzida livremente para o português como “tela” ou “quadro”. Com ele é possível visualizar todas as funções e atividades de um negócio de maneira simples, e não deixar informações relevantes para o sucesso de um projeto perdidas em pastas ou relatórios, por exemplo.
A metodologia baseia-se em um Canvas (tela, daí o nome) em que estão dispostos os nove principais elementos de um modelo de negócio: segmentos de clientes, proposição de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos-chave, atividades-chave, parcerias-chave e estrutura de custos.
A principal função do Canvas é permitir que seu modelo fique simples e esteja sempre mudando, para que a evolução seja constante. Outros motivos: Permite a visualização do seu negócio tanto por você quanto pela equipe – que pode participar do processo de construção.
O canvas possui muitos benefícios, ele é prático pois, mostra de forma visual toda complexidade do negócio, abrangente ele se encaixa em qualquer modelo de negócio e o mais importante ele ajuda a inovar, possibilitando o debate e criando entendimento entre os membros.
Então pessoal, depois do CANVAS, podemos partir para a elaboração do Plano de Negócios, que é um processo mais detalhado do que vocês querem fazer. O CANVAS é uma ferramenta facilitadora e muito visual, nunca fixa e "imexível" como diria o Magri. Na próxima semana vamos detalhar a execução do Plano de Negócios.
A diferença entre eles é que o canvas analisa apenas informações, enquanto o plano de negócio envolve estratégias, marketing, mercado e vendas.
Como Preencher o Business model Canvas
7 Vantagens da elaboração de um Plano de Negócio
Apesar do conceito de Plano de Negócios ter chegado ao Brasil ainda na década de 1960, ele só começou a ser utilizado na década de 1970 por órgãos públicos e só se popularizou em 2000 com o aumento de empreendedores interessados em abrir seu próprio negócio.