É um pano de linho com 4,36 metros de comprimento e 1,1 metro de largura que teria sido utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação.
Guardado em cofre na capela real da Catedral de Turim, na Itália, o Santo Sudário é o objeto mais estudado de toda a humanidade. O curador da exposição “Quem é o Homem do Sudário?” é o padre Alexandre Paciolli, fundador da Comunidade Olhar Misericordioso, Sacerdote da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Atualmente, existe uma igreja construída perto do Monte das Oliveiras. Acredita-se que Maria tenha sido enterrada lá. O local é venerado pela Igreja Ortodoxa Oriental. Também há outro lugar em Jerusalém, a Igreja da Dormição, que é conservada pelos monges beneditinos.
Verônica: Significa “portadora da vitória” ou "imagem verdadeira". É uma forma latinizada de Berenice, nome originado no grego Berenike, versão macedônia de Phereníke. Há estudiosos da onomástica que também relacionam a origem do nome Verônica ao latim Veronica. ...
14 estações
Estação: Jesus é pregado na cruz; Estação: Jesus morre na cruz; Estação: Jesus é descido da cruz; Estação: Jesus é sepultado.
Um dos locais mais importantes para os cristãos, a 12ª estação da Via Sacra marca o local onde teria sido colocada a cruz em que Jesus foi crucificado e morto. Ao lado das estações anteriores, porém agora na Capela Greco Ortodoxa, está a Pedra do Calvário (ou Gólgota).
O conjunto de quadro via sacra (15 quadros) em seu tamanho 16x21 cm é rico em detalhes.
A Via Sacra é uma prática comum do período da Quaresma, cuja origem remonta às Cruzadas. Entre os séculos XI e XIII, os fieis colocavam-se em penitência percorrendo todos os lugares sagrados para a Paixão de Cristo na Terra Santa. ... A Via Sacra é um exercício de piedade praticado pelos fieis.
substantivo feminino Prática da piedade através da qual se recordam as quatorze estações ou passos realizados por Jesus durante sua caminhada para a crucificação, geralmente feita com orações diante da representação das cenas da Paixão de Cristo: Papa faz oração ao final das 14 estações da Via-Sacra no Coliseu de Roma.
Para iniciarmos a Via Sacra recolhamo-nos em silêncio a fim de mergulharmos nos mistérios de Deus revelados nos gestos de Jesus naquele dia em que Ele foi crucificado. Pedimos que todos acompanhem o grupo aproximando-se das estações e se ajoelhando nos momentos indicados. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
Jaculatória antes e depois de cada estação. Antes de cada estação: “Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo”. Depois cada estação: “Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição”.
Jesus, morto por mim, concedei-me a graça de morrer num ato de perfeita caridade para convosco. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por mim agora e na hora da minha morte. São José, meu Pai e Senhor, alcançai-me que morra com a morte dos justos. Amém .
Segundo o Papa Francisco, deveríamos rezar a Via-Sacra porque: primeiro, ela nos ajuda a colocar a nossa confiança em Deus; segundo, ela nos mostra nosso lugar na história; terceiro, nos recorda que Jesus sofre conosco; quarto, nos convida à ação; quinto, nos ajuda a tomar uma decisão a favor de (ou contra) Jesus; ...
Nós vos adoramos, ó Cristo, em todas as vossas igrejas que estão pelo mundo inteiro, e vos bendizemos, porque por vossa santa cruz remistes o mundo.