A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher - PNAISM foi elaborada em 2004, a partir de diagnóstico epidemiológico da situação da saúde da mulher no Brasil e do reconhecimento da importância de se contar com diretrizes que orientassem as políticas de Saúde da Mulher.
O documento "Assistência Integral à Saúde da Mulher: bases de ação programática" serviu de apoio para o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), que foi elaborado pelo Ministério da Saúde em 1983 e publicado em 1984.
POR QUE A ENFERMAGEM DEVE CONHECER O PAISM? A principal contribuição do profissional de saúde para o atendimento da população feminina é prestar diariamente uma assistência humana e que considera os diferentes perfis de mulheres e suas necessidades.
Para tanto, a Rede Cegonha se divide em 04 componentes com ações definidas para garantia do acesso e cuidado no período perinatal. São eles: Componente pré-natal; Componente parto e nascimento; Componente puerpério e saúde da criança e Componente transporte sanitário e regulação.
1° A Rede Cegonha, instituída no âmbito do SistemaÚnico de Saúde, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizadaà gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis, ...
Por seu impacto na melhoria da assistência pré-natal e na redução da mortalidade materna, a atuação qualificada da Enfermagem obstétrica é um dos pilares da Portaria 1.
Durante as consultas de pré-natal, o enfermeiro é responsável por realizar ações educativas para a gestante e sua família, acompanhar gestações de baixo risco, solicitar exames de rotina e orientar tratamento de acordo com o protocolo da instituição, e também coletar exame cito patológico.
A REDE CEGONHA é uma estratégia do Ministério da Saúde para a implementação de uma rede de cuidados às mulheres, nesse sentido, a rede garante às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à uma atenção humanizada durante a gravidez, o parto e puerpério.
A REDE CEGONHA NO CONTEXTO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE (RAS) Em 2010 foi publicada a Portaria/GM nº 4279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Para cadastrar usuário(s) responsável(is) pela alimentação de informações no SISPART – Módulo Rede Cegonha, é necessário que o município tenha Fundo Municipal de Saúde constituído, com CNPJ e senha válidos e cadastrados nos Sistemas de Informação do Fundo Nacional de Saúde.
A Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto, ao puerpério e ao abortamento, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao ...
Para cadastrar-se, é necessário ter o cartão SUS. Caso a gestante não o tenha, é preciso apresentar RG e comprovante de residência para que o cartão seja emitido.
Os requisitos para que a gestante seja beneficiária do Kit Natalidade são: Participar do Programa Bolsa Família, com parecer social emitido pelo CRAS; Esteja sendo acompanhada pelas equipes de Saúde da Família - Pré-Natal; e ter o cartão de acompanhamento acerca da participação efetiva nas oficinas socioeducativas e de ...
O programa de fidelidade Clube BabyBag foi desenvolvido para estabelecer um vínculo com as famílias a partir do nascimento do bebê. Todo mês, mais de oito mil recebem o Kit BabyBag com informações relevantes e produtos de alta qualidade para os pais e o bebê.
O Kit Natalidade é uma cesta contendo produtos para os cuidados básicos com o bebê recém nascido, no valor de R$ 450,00. Benefício que tem auxiliado as novas mamães de nossa categoria. ... Importante: É indispensável que a mamãe solicite o benefício até os 3 meses de vida do bebê, para ter acesso ao Kit.
O kit enxoval é composto por: bolsa (1 unidade), Trocador (1 unidade), Macacão Manga Curta sem Pé (1 unidade), Casaco com Capuz (1 unidade), Body Manga Curta (1 unidade), Body Manga Longa (1 unidade), Calças sem Pé (2 unidades), Toalha de Banho com Capuz (1 unidade), Manta (1 unidade) e Par de Meias (2 unidades).
Basta a associada titular ou o associado titular vir até o sindicato, durante o período de gestação e solicitar o seu benefício. A entrega do Kit Maternidade será realizada mediante pré-agendamento.
Roupas
Os gastos médios com enxoval simples e básico do bebê (se a mamãe não ganhar nada de amigos e parentes e tiver que comprar tudo) são R$ 6.
Embora as mamães fiquem ansiosas para começar a montar o enxoval do bebê logo após a confirmação da gravidez, o mais indicado é esperar o início do segundo trimestre — a partir da 13ª semana — pois, nessa fase, há maior probabilidade de saber o sexo do bebê, além de que os primeiros presentes já terão sido entregues e ...
Confira agora 7 dicas para comprar o enxoval de bebê
Como é preciso trocar as roupas de um bebê várias vezes ao dia, o ideal é que cada tipo de peça tenha entre 5 e 7 unidades disponíveis, com tamanhos correspondentes para cada fase de 3 meses.
Em geral, as listas de enxoval de bebê indicam que são necessárias cerca de 4 a 6 unidades de cada tamanho de roupinha. Outros fatores que influenciam a quantidade de itens do enxoval, são o clima local e a estação do ano que o bebê irá nascer.
Guia de Tamanho Tricae