Os textos com função referencial possuem linguagem objetiva, sem a presença de aspectos subjetivos ou discurso literário. A função referencial usa a linguagem no sentido literal, com discurso, geralmente, na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado.
Função metalinguística e função conativa. Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial. Função emotiva e função metalinguística.
Características da Função Referencial
A função referencial predomina em textos dissertativos, técnicos, instrucionais e jornalísticos, tipos que têm a informatividade como característica principal. Suas peculiaridades linguísticas são as frases estruturadas na ordem direta, linguagem denotativa e a construção do discurso na terceira pessoa.
A Função Conativa, também chamada de função apelativa, se caracteriza pelo fato de transmitir uma mensagem com o intuito de convencer o interlocutor. Assim, se você escreve um texto que tem como objetivo convencer, persuadir, cativar, com certeza, utiliza a função conativa da linguagem.
A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
A função poética da linguagem, um dos seis elementos da comunicação prescritos pelo linguista russo Roman Jakobson, tem como principal característica a emissão de uma mensagem elaborada de maneira inovadora, encontrada predominantemente na linguagem literária, sobretudo na poesia.
A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma do discurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. ... Já o principal objetivo da função emotiva é emocionar, ao mesmo tempo que se preocupa com o emissor da mensagem.
A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma dodiscurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. Essa função da linguagem é encontrada nas obras literárias, mas não só, e muitas vezes é confundida com a função emotiva. ... Na função poética, o mais importante é a mensagem em si.
A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.
Resposta. Resposta: Função Conativa ou Apelativa.
Resposta. É uma função Conativa, que tem o intuito de convencer o receptor da mensagem, que é o foco da sua comunicação.
Quando o objetivo da mensagem é a transmissão de informação sobre a realidade ou sobre um elemento a ser designado, diz-se que a função predominante no texto é a referencial ou denotativa. Os textos com predomínio da função literária da linguagem têm uma intencionalidade estética.
Podemos encontrar a linguagem conativa nos textos publicitários (propagandas) e nos textos religiosos (orações, preces), já que ambos se dirigem diretamente ao receptor da mensagem para convencê-lo a fazer/pensar alguma coisa.
A função predominante é a função poética, que tem como principal característica a emissão de uma mensagem elaborada de maneira inovadora, encontrada predominantemente na linguagem literária, sobretudo na poesia.
O que é linguagem poética Como vimos na Introdução, linguagem poética é uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva. A linguagem comum é aquela que não contém conotações mais expressivas, que não causam emoções, arrebatamentos e devaneios.
Podemos dizer que a linguagem poética é uma comunicação singela e nobre que fala mais ao coração que a razão. ... Não é possível se explicar os sentimentos, mas é possível usando-se linguagem e imagem figuradas provocar no leitor ou ouvinte um modelo destes sentimentos que assolam a alma poética.
Características: Amplo emprego de diversas figuras de linguagem; Constante preocupação com a forma da mensagem transmitida; Palavras usadas em sentido figurado (conotativo).
A quantidade de sílabas determina a métrica do verso, enquanto a posição das sílabas tônicas lhe define o ritmo.
A contagem das sílabas gramaticais totaliza dez sílabas enquanto a contagem das sílabas métricas totaliza sete sílabas, que caracteriza um verso em redondilha maior ou heptassílabo. A rima é uma das responsáveis pela musicalidade e ritmo do poema. Ela é feita ao usar palavras com o mesmo fonema final em sequencia.