Mucometra é o acúmulo estéril de líquido no interior do útero, provenientedas secreções das glândulas endometriais, com estímulo da progesterona.
Hidrometra é o acúmulo de líquido asséptico dentro da cavidade uterina, manifesta-se sozinha ou em combinação com outras alterações reprodutivas, entre elas o adenocarcinoma, hiperplasia endometrial cística e persistência de corpos lúteos.
Para diagnosticar a piometra em cadelas, além da anamnese, você médico veterinário, pode solicitar a ultrassonografia e/ou radiografia da região abdominal. Ainda, existem alguns profissionais que decidem realizar exames de sangue para considerar a gravidade e o prognóstico do caso.
O tratamento de escolha é cirúrgico com a retirada do útero infeccionado. Além disto, a paciente deverá receber antibióticos, analgésico e soro venoso para evitar complicações renais.
Mas clavulânico e enrofloxacina e amoxicilina são os antibióticos indicados.
Quanto ao tratamento, a forma mais segura e eficaz de tratar a infecção é fazendo a remoção cirúrgica de útero e ovário (ovariohisterectomia), e recorrendo aos antibióticos. O período mínimo de internação é de 48 horas, momento em que também devem ser solicitados exames para controlar e monitorar a infecção.
A cirurgia da minha cadelinha Tica de Piometra custa R$ 1.
O tratamento para uma cadela com corrimento vai depender da causa:
Tratamento. O animal deve ser anestesiado e se o útero estiver viável e, quando possível, é feita a realocação manual do órgão para a cavidade abdominal. O mais recomendado é a laparotomia imediata para inspeção dos ligamentos e identificação de rupturas de vasos, o que exige a histerectomia (castração).
A dose recomendada para cães e gatos é de 10,0 mg de amoxicilina e 2,5 mg de ácido clavulânico para cada kg de peso, duas vezes ao dia, o que equivale a um comprimido com 50 mg de princípio ativo para cada 4 kg de peso ou ainda, um comprimido com 250 mg de princípio ativo para cada 20 kg de peso, a cada 12 horas.
Agemoxi CL é um antibacteriano de amplo espectro à base de Amoxicilina Triidratada. Para cães e gatos, é indicado para o tratamento de piodermites, infecções dos tecidos moles, do trato urinário, gastrointestinais e respiratórias. Age contra bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. Dosagens 50mg e 250mg.
Por isso, a dúvida 'posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?'...Anti-flam
Por sua ação analgésica e antitérmica, pode dar dipirona para cachorro quando receitada para o alívio de sintomas, como febre e dores moderadas. Já em caso de dores mais intensas ou quando o metamizol é insuficiente para acabar com esses sintomas, o veterinário poderá recomendar um fármaco mais forte.
Administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas. As dosagens poderão ser alteradas a critério do Médico Veterinário.
Tratamento para cachorros com problemas na coluna Por isso, um dos tratamentos mais indicados pelos veterinários é feito com Meloxygard. O medicamento tem a dose certa para o alívio das dores dos cães, pois é produzido à base de meloxicam, possui ação analgésica e anti-inflamatória.
O que devo fazer se o meu cão ou gato ingeriu paracetamol? Se estiver a demonstrar sintomas, o seu animal deve ser consultado imediatamente para que se possa administrar o antídoto a tempo. Caso o seu animal tenha acabado de ingerir o medicamento, contacte a Clínica para que o possamos aconselhar.