Outras frutas que possuem polifenóis: laranja, morango, uva, açaí, amora, mirtilo, kiwi, acerola, cereja e jabuticaba.
Malbec
De modo geral os vinhos secos são menos calóricos que os vinhos suaves (doces) por não possuírem o mosto de uva ou álcool vínico adicionado. Nos vinhos tintos, das uvas de cascas escuras, temos antioxidantes e óleos benéficos à saúde!
Cabernet
O vinho suave é um vinho de qualidade mais baixa, fabricado com uvas comuns de espécies americanas como a Niágara, Concord, Herbermont, Isabel e outras. ... Já o vinho seco é chamado de vinho fino de mesa e é elaborado com uvas nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outras da espécie vìtis vinífera.
No que diz respeito à doçura do produto, o vinho tranqüilo é chamado de "seco" quando contiver até 5 gramas de açúcar, de "demi-sec" ou "meio seco" quando contiver de 5,1 a 20 gramas, e "suave" quanto o teor superar 20 gramas por litro.
O açúcar encontrado nos vinhos meio doces podem ser tanto da própria uva quanto por adição de açúcar de cana no mosto. Esses tipo de vinho costuma ser bem frutado, lembrando frutas vermelhas e flores, com poucos aromas mais torrados. Isso permite uma flexibilidade enorme e dá para agradar diversos paladares.
– Sec ou Seco: superior a 15 e até 20 g/L de açúcar. – Demi-sec, Meio-doce, Meio-seco: superior a 20 e até 60 g/L de açúcar. – Doce: superior a 60 g/L de açúcar. Vale ressaltar que o teor de açúcar não agrega maior ou menor qualidade ao vinho, serve apenas pra marcar estilos e atender aos paladares que os desejem.
Vinho suave: elaborado com uvas comuns, é um dos vinhos mais doces; Vinho doce: um dos mais sofisticados, é o ideal para acompanhar sobremesas; Vinho branco: com um sabor frutado, esse geralmente é servido gelado; Vinho tinto: um dos mais tradicionais, onde a uva confere muito sabor e cor.
Os tintos normalmente são feitos de uva Bordô, Rubi ou Itália, os brancos, de uva Niágara. ... A grande diferença desses vinhos é o tipo de uva. Vinhos finos vem de uvas como a Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec, que são uvas da espécie Vitis vinífera, enquanto o vinho colonial é feito da espécie Vitis americanas.
Tipos de tintos e uvas utilizadas. Tintos mais famosos e a produção no Brasil....Destaco aqui aquelas que, talvez, sejam as mais populares entre profissionais e enófilos mundo afora:
Exemplos: Vinho Verde, de Portugal; Muscadet e Chenin Blanc, do Loire, França; Riesling seco, da Alemanha; Pinot Grigio, Soave e Verdicchio, da Itália; e Moscatel, do Brasil.
O vinho seco O vinho é considerado seco, de acordo com a legislação, quando tem no máximo 4 gramas de glicose por litro. ... Se estiver abaixo de 4 gramas por litro, o vinho é considerado seco. A uva utilizada na produção são viníferas ou americanas, ou seja, são uvas como a Vitis Vinífera e a Vitis labrusca.
Os 5 Melhores Vinhos Tintos em 2018
O vinho meio seco apresenta elevado teor de açúcar residual — tanto da própria uva quanto externo. ... Como a legislação permite valores muito amplos de doçura para a classificação meio seco, é possível encontrar desde vinhos com dulçor praticamente imperceptível, aos levemente doces ou, até mesmo, muito adocicados.
Entenda bem que petisco combina com vinho
Os 4 Melhores Vinhos Brasileiros em 2018
Ranking anual do The Drinks Business mostra quais as marcas de vinhos campeãs em volume de vendas globais