Uma norma jurídica possui vigor quando pode obrigar as pessoas e as autoridades, impondo comportamentos. Quando a norma válida se torna vigente, ela ganha vigor ou força para obrigar. Todavia, em algumas situações, mesmo que a norma perca sua vigência e sua validade, ela ainda pode continuar a ter vigor.
Para Joseph Raz o fundamento de validade de um ordenamento jurídico se encontra na ultimate legal rule, uma norma cuja existência efetiva pode ser provada pela observação da realidade social em determinado local e momento.
12.As normas sancionadoras são as chamadas por Kelsen de normas primárias, dada a importância com que Kelsen trata a sanção no Direito.
Uma norma positiva, portanto, é uma norma criada por decisão de alguém. O direito positivo pode ser considerado aquele conjunto de normas jurídicas criado por meio de decisões voluntárias. ... Para que consideremos uma norma jurídica positiva válida, devemos sempre ter em foco a autoridade que a positivou.
Normas morais são regras estabelecidas por convenção. (isto é, combinadas entre as partes sem o auxílio de uma lei especifica). Normas Juridicas seguem o oposton são estabelecidas por regras juridicas de uma determinada sociedade, baseando-se na legislação vigente na mesma.
Em suma podemos afirmar que o direito, ou a norma jurídica relaciona-se com as questões externas das pessoas, ou seja, é a relação do indivíduo para com a sociedade. Já a moral ou a norma moral é ligada ao foro íntimo das pessoas, os seus princípios e as motivações particulares.
Normas morais são autônomas, materiais e sem imperatividade. Normas jurídicas são heterônomas, geralmente, formais e contém elemento coercitivo.
As semelhanças entre normas morais e normas jurídicas são que ambas existem para facilitar e melhorar a convivência social e a justiça. E as duas muitas vezes são desviadas devido a ações de interesse pessoal. O que as distingue é que as normas morais são resultado da educação e preceitos que recebemos durante a vida.
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
Resposta: Moral da história: quando não nos permitimos observar toda uma situação ou pessoa (visão sistêmica), podemos limitar nossa compreensão por ver apenas parte (visão periférica). Cada ponto de vista é a vista sobre um ponto.
- o que fez com que cada um entendesse o elefante e criasse uma perspectiva sobre ele de maneiras diferentes. Assim, a moral da história é que cada um tem sua visão sobre um mesmo fato, uma perspectiva diferente, baseada em suas experiências e vivência.
A moral da parábola é que humanos têm uma tendência a pretender verdade absoluta com base em suas experiências limitadas e subjetivas, ao mesmo tempo que ignoram as experiências subjetivas limitadas de outras pessoas, que podem ser igualmente verdadeiras.
Resposta: Na história narrada por Buda, temos uma alegoria sobre verdade e perspectiva. Podemos perceber que, na narrativa, o elefante simboliza a verdade, um fato, um referencial. Os cegos representam as opiniões sobre a verdade, ou seja, a forma como cada um interpreta o que experimenta.