A globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.
O início da Globalização pode ser datado a partir de meados do século XV, atingindo até a primeira metade do século XIX.
A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.
O processo de globalização é um fenômeno pertencente ao modelo econômico capitalista, caracterizado pela mundialização do espaço geográfico, ou seja, atua promovendo a interligação econômica, política, social e cultural em todo o planeta Terra.
A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.
Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.
A globalização nada mais é do que um processo de integração que envolve razões políticas e econômicas, visando o crescimento global de todas as partes envolvidas. Esse processo passou a ser considerado como uma constante no mundo moderno.
Aspectos positivos Mercados mais competitivos e inflação bem controlada; Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países; Maior desenvolvimento tecnológico; No aspecto social, a globalização permitiu o encontro entre diferentes culturas e o desenvolvimento de setores, como o do turismo.
A globalização é o ato ou efeito de globalizar. Esse processo consiste, historicamente, no aumento das relações entre os países a partir da diminuição de suas distâncias. Apesar dessas relações serem principalmente econômicas, elas podem ser também políticas, culturais e sociais.
A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.
Conclui-se que, a globalização traz consequências diretas para o campo educacional, tendo como maior desafio, a elaboração de uma educação que vise a construção de um sujeito e uma sociedade crítica e democrática. ... Tendo dessa forma, a economia, a política, a cultura, e a própria educação aportadas num nível mundial.
Quais são seus pontos fortes? 5 dicas infalíveis para responder certo
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
Resposta. A globalização é um fenômeno gerado pela necessidade de barateamento em produções, logo beneficia países que possuem uma linha produtiva, ou seja, os países capitalistas. Então pode-se dizer que os maiores beneficiados são os países capitalistas com melhor desenvolvimento industrial. Os países ricos.
Elas são vitais para o crescimento de uma nação e, evidentemente, os países ricos têm boas instituições, enquanto os pobres não. ... Pois a localização de um país tem influência no desenvolvimento de sua agricultura e tecnologias agrícolas, e na capacidade de criar animais domesticados e rebanhos.
A Suíça lidera o ranking de beneficiados pela integração global, seguida por Japão, Finlândia, Irlanda, Israel e Alemanha. O Brasil figurou na 37ª posição, atrás da Bulgária e do Chile, por exemplo, e à frente dos também emergentes México, Rússia e Argentina. A Índia aparece na última posição, precedida pela China.
A globalização é um fenômeno que não atinge ou chega a todos os lugares porque somente os países que mais se destacam e exercem maior influência terão mais importância e participação nesse processo de integração, enquanto os países de menor projeção e poder ficarão a margem da situação e por isso serão tratados de ...
Outro problema provocado pela globalização é o aumento acelerado do índice de desemprego em todo o mundo, resultado dos avanços tecnológicos que tiram inúmeros postos de trabalho. ... O processo de globalização tem contribuído para o aumento das desigualdades sociais.
Vantagens (aspectos positivos) da Globalização:
Verificado por especialistas Assim, alguns dos principais efeitos que podemos ver no nosso dia a dia são: - Aumento do fluxo de pessoas, ou seja, crescimento da migração em todo o mundo. - Acesso a informações de todo o mundo de forma instantânea. - Maior formação de blocos econômicos - regionais em todo o mundo.
A globalização consiste no processo de interdependência econômica, política e social entre os diversos países. um dos principais processos negativos referente a globalização consiste, em caso de crise dos países lideres, no declínio econômico dos diversos países que participam dessa interdependência Econômica.
Globalização trouxe a desigualdade social através da má distribuição de renda, na qual a maior parte fica nas mãos de poucos e poucos ficam nas mãos de muitos. Outras deixam a escola para trabalhar e ajudar na renda familiar. ...