6 de julho de 1535
Frases de Thomas Morus
Os direitos de propriedade privada têm 3 características: (1) o direito de tomar decisões sobre as condições físicas e usos de específicos bens; (2) o direito de vender os direitos de propriedade a outras pessoas; (3) o direito de usufruir das rendas e de arcar com as perdas resultantes das decisões de uso.
Resposta. O texto de Thomas Morus é uma utopia erudita, na qual se descreve uma ilha bastante organizada, onde os habitantes trabalhame possuem poucas leis.
Thomas More
Fez agora, neste mês de dezembro de 2016, precisamente meio milénio que, num livro escrito em latim (a língua internacional da época) e publicado em Lovaina, o português Rafael Hitlodeu, marinheiro viajado e dotado de cultura clássica grega e latina, explicava ao mundo, com impressionante detalhe, aquela que lhe ...
Informações Gerais
Resposta. Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária. É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho.
Ele deu esse nome porque Utopia significa a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica.
Qual o mecanismo de legitimação do Estado que Thomas More considera mais adequado? Monarquia centralizadora e absoluta, dirigida por um rei sábio e justo.
Por extensão semântica, chamamos de utopia qualquer ideia que seja decorrente da imaginação, da fantasia e do sonho. Thomas Morus, humanista inglês que viveu no século XV, criou o termo quando nomeou uma ilha imaginária que teria um sistema de governo perfeito.
Segundo a Wikipedia: Utopia: Tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. ... Distopia: é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa".
adjetivo Relativo à distopia, ao lugar hipotético que, numa sociedade futura, se define por situações de vida intoleráveis, opressoras e autoritárias. Que caracteriza uma distopia, que remete a um lugar hipotético onde se vive sob sistemas opressores, autoritários, de privação, perda ou desespero; antiutópico.
O significado negativo da palavra utopia indica o traço definidor do discurso utópico, qual seja, o não-lugar é o que nada tem em comum com o lugar em que vivemos, a descoberta do absolutamente outro.