Como calcular o fator de cocção dos alimentos Para calculá-lo, utilizamos a seguinte fórmula: IC = PC / PL. Dessa forma, temos: Resultado maior que 1: o alimento ganhou peso durante a cocção, por conta do processo de hidratação.
A cocção por calor úmido é um método de cocção mais lento, no qual são utilizados água, vapor ou outro tipo de líquido, de modo a promover o amolecimento das fibras dos alimentos, por meio da penetração do vapor no alimento. Neste método de cocção há dois tipos de cozimento: cozimento a vapor ou cozimento em líquido.
Basicamente, qualquer alimento pode ser cozido a vapor: carnes, cogumelos, feijão-verde, cenoura, batata, inhame, abóbora, ervilha, milho etc. Só respeite o tempo de cozimento de cada alimento para apreciá-lo na consistência adequada.
Como cozinhar à vapor
O calor seco elimina os microrganismos também por processo de oxidação. O calor úmido na forma de vapor tem o maior poder de penetração e eliminar as formas vegetativas dos procarióticos, vírus e fungos e seus poros.
Os métodos de divisão simples são: cortar, picar, moer, triturar. É possível também dividir o alimento com a separação de partes, ou seja, separar dois líquido, dois sólidos ou um sólido e um líquido. Os líquidos podem ser separados pelas seguintes operações: decantar e centrifugar.
Veja como preparar alguns tipos de alimentos e garantir mais nutrientes e sabor na alimentação de seu filho
Confira uma lista de dicas que as nutricionistas deram para mudar os hábitos alimentares e manter a alimentação mais saudável:
Apresentação dos primeiros alimentos sólidos ao bebê
Veja como aplicar o método BLW na rotina do bebê....Cardápio para o bebê de 6 meses.
Como oferecer frutas para bebê?
Alimentos para começar
Cozinhe os alimentos em água até que fiquem macios. Depois, coloque em um prato e amasse com o garfo. Não precisa passar pelo liquidificador ou pela peneira – a consistência tem que ser pastosa justamente para que o bebê comece a exercitar a mastigação.
As papinhas são recomendadas para bebês a partir do 6º mês de vida, porque, conforme orientado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, novos alimentos só devem ser incluídos na alimentação a partir dos 6 meses de vida, mantendo-se o leite materno ou as fórmulas infantis até 2 anos ou mais.
1 – Comece com papinha de frutas Antes de começar a dar papinhas salgadas, comece pelas papinhas de frutas, pois são uma maneira mais suave de a criança conhecer novos sabores, aromas e texturas. Ela deve ser dada de manhã ou à tarde, como um lanche, pois não deve substituir a mamada.
A partir do sétimo mês, deve-se introduzir uma segunda papa salgada (arroz, feijão, carne, legumes e verduras). "Entre os seis e doze meses de vida, a criança necessita se adaptar aos novos alimentos, cujos sabores, texturas e consistências são muito diferentes do leite materno.
A fruta: Cerca de 4-7 dias depois da introdução da primeira sopa (ou seja, pouco depois dos 4 meses de idade quando a iniciou logo aos 4 meses, ou mais tarde, nos outros casos) pode também dar ao bebé, após a sopa ou a papa, uma sobremesa de fruta natural como a pêra, maçã ou a banana.
Se o bebê mama exclusivamente no peito, isso se dá no 6º mês. É onde o pediatra começa a inserir os sucos, frutas e um tempinho depois a papinha. Com os bebês que mamam leite artificial, isso acontece um pouco antes, por volta dos 3, 4 meses.
Bebês não devem tomar suco de frutas antes de completar 12 meses de vida. A recomendação existe, pois é comum que mães e pais acabem substituindo a fruta in natura pelo suco natural. O que é um erro, já que, durante o preparo do suco, as frutas perdem fibras e grande parte de deus principais nutrientes.
Algumas receitas de sucos para bebês
Neste momento a maioria dos bebês toma 180ml a cada 4 ou 5 horas. Alguns médicos recomendam esperar para dar suco de frutas ao bebê até que possam segurar um copinho. Outros aconselham que comece com suco dos 4 a 6 meses, mas deve limitar o suco a poucos ml por dia.