Importância das Macrófitas. As macrófitas aquáticas desempenham um papel extremamente importante no funcionamento dos ecossistemas em que ocorrem, sendo capazes de estabelecer uma forte ligação entre o sistema aquático e o ambiente terrestre que o circunda.
Embora torne-se difícil de ser removido com a proliferação veloz, o aguapé pode ser extraído manualmente ou com o uso de máquinas. O procedimento deve ser realizado quando, levadas pelo vento, as plantas se concentrarem à margem da represa.
Os principais fatores identificados como propiciadores do crescimento de plantas aquáticas foram – eutrofização (principalmente por fósforo) e mudança da hidrodinâmica (criação de reservatórios para geração de energia, “polders” para rizicultura e canais e diques), introdução de espécies exóticas (gramíneas usadas em ...
Sua porção submersa é pequena, e suas folhas e caules possuem uma grande quantidade de aerênquima, permitindo a flutuação.
Conheça as principais plantas aquáticas
As plantas aquáticas são conhecidas pelos pesquisadores como macrófitas aquáticas (macro = grande, fita = planta). São vegetais que habitam desde brejos até ambientes totalmente submersos (isto é, debaixo d'água).
Prepare a terra com uma mistura de adubo orgânico e fertilizantes. Em seguida, forre o fundo do vaso com pedriscos para garantir a drenagem da água. Coloque a terra, ajeite a muda no centro e complete com terra até atingir a borda do vaso. Logo depois, faça a rega.
Quando for podar a costela-de-adão, preserve na parte cortada, que vai gerar a muda, pelo menos duas folhas e uma raiz. Neste caso, por ser uma planta de porte maior, não se preocupe em enraizar na água.
Muita Luz : A Monstera cresce melhor em um ambiente bem iluminado e bastante úmido, suas folhas crescem (ou se dividem) mais prontamente quando adquirem a quantidade de luz adequada, mas principalmente luz indireta.
Os cuidados da Monstera adansonii são simples: mantenha ela feliz ao posicioná-la próxima de uma janela com bastante luz indireta. Mantenha o solo levemente úmido, nunca encharcado. Na dúvida, coloque o dedo na terra.