Em linhas gerais, a noção de cultura urbana formulada pela Escola de Chicago, fruto de um conjunto amplo de pesquisas, pode ser creditada principalmente a três autores: Park (1987[1916]), que concebeu a cidade como um campo de investigações da vida social, influenciando várias pesquisas da época (Becker, 1996), bem ...
A cidade surge como um local de pesquisa dotado de variadas manifestações culturais tão interessantes quanto às das sociedades simples, e que é papel dos cientistas sociais compreender esta realidade, visto que ela passa cada vez mais a ser o cenário fundamental dos indivíduos na modernidade.
MAGNANI, José Guilherme C. Quando o campo é a cidade: fazendo antropologia na metrópole. ... Analisa a trajetória dos estudos de antropologia urbana, seus problemas e possibilidades de enfoque.
Resposta. Resposta: ola!! A partir do desenvolvimento do espaço urbano, nosso país passou a possuir condições de aumentar o número da oferta de emprego e consequentemente desenvolver um crescimento forte nos grandes centros.
A industrialização se expandiu de forma expressiva a partir do séc. XVIII, através da Primeira Revolução Industrial, na Inglaterra. O segmento industrial se expandiu de forma expressiva a partir do XVIII, através da Primeira Revolução Industrial, na Inglaterra. ...
A relação entre industrialização e urbanização encontra-se no fato de que é o processo industrial que dinamiza as sociedades e atua no sentido de modernizá-las, embora esse não seja o único fator responsável por isso. ... Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas produzidas pela industrialização.
A relação que se dá entre o processo de industrialização e o fenômeno da urbanização ocorrido na transição do século XIX para o XX é de causa e consequência. Causa - naquela época, o mundo passava pela Segunda Revolução Industrial.
Os três principais tipos de industrialização são: clássica, tardia e planificada. A industrialização das sociedades proporciona profundas alterações no espaço geográfico.
O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais que são: a) substituição de importações, dependência de capital e de tecnologia estrangeiros e industrialização tardia.
A principais consequências, que também pode se considerar como as causas da Revolução Industrial foram: a consolidação do Capitalismo; a expansão do Imperialismo; a industrialização dos países; as novas relações de trabalho; o aumento da capacidade produtiva e de consumo; o êxodo rural e a urbanização; os avanços nos ...