As suas funções são transformar os estímulos (luz, som, calor, pressão, sabor) em impulsos nervosos, onde esses percorrem as células nervosas até o centro nervoso, o cérebro (receptor interno).
Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Eles se encontram no interior de cavidades ósseas, chamadas de órbitas oculares, e são revestidos por uma camada de tecido conjuntivo fibroso chamado de esclerótica.
Você conhece as principais partes do olho humano?
língua
Este é o sentido que permite sentir os 5 gostos dos alimentos – doce, amargo, salgado, ácido e umami – por meio das papilas gustativas espalhadas pela superfície dorsal de toda a língua, na região do palato, epiglote, faringe e laringe, de maneira que permite a percepção do gosto.
O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Em humanos, os principais órgãos do sistema sensorial são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. ...
O sistema sensorial é composto pelos sentidos: visão, audição, olfato, paladar, tato com seus respectivos órgãos: olho, ouvido, nariz, língua e pele.
Olfato
Olfato
O tato é o primeiro sentido desenvolvido pelos cachorros. Assim como os humanos eles possuem receptores tatéis por todo o corpo. Esse sentido está relacionado, para os cachorros, com o olfato. O paladar dos cães é menos desenvolvido que dos humanos, mesmo assim eles conseguem saborear o doce, o amargo e o ácido.
O focinho do cachorro foi perfeitamente desenhado para ser uma máquina de cheirar. Começando pelo formato. O desenho do nariz dos cães permite que ele inspire por um canal e expire por outro. Dessa forma, o pet bom de faro pode “cheirar” muitas vezes uma mesma amostra de ar, capturando mais elementos a cada fungada!
1 – Focinho canino: a perfeição em forma de órgão olfativo Os cachorros têm o costume de cheirar várias vezes o mesmo objeto ou local para capturar cada cheiro, recebendo diferentes amostras daquele mesmo aroma. A umidade do focinho também contribui para a captação de cada partícula presente no ar.
Os cães têm cerca de 25 vezes mais receptores olfativos do que os seres humanos. Os cães podem sentir odores em concentrações quase 100 milhões de vezes menor do que os seres humanos podendo detectar uma gota de sangue em cinco litros de água!
Confira as raças com os melhores faros abaixo:
Amigo, é uma questão fisiológica. O organismo dele e ó formato do nariz é preparado para o faro. O nariz esponjoso e molhado faz com que o cão capture mais fácil os odores. Os cães possuem a habilidade de cheirar separadamente com cada narina, ajudando a determinar a direção de onde o cheiro vem.