Gamificação – do o inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis, normalmente não associado a jogos.
Gamificação consiste em utilizar recursos de jogos em outros contextos, como na educação. ... Gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. O termo complicado significa simplesmente usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas para atingir um objetivo.
Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. ... Um dos objetivos da gamificação é engajar, comprometer e recompensar os usuários.
Embora o termo gamificar deriva da palavra game que significa jogo em português, as atividades gamificadas não precisam necessariamente ser um jogo completo, mas sim, uma atividade que contenha elementos do pensamento de jogos.
Dicas para Gamificar
A gamificação como estratégia de ensino pode ser considerada como um exemplo de ensino metodologia ativa quando o professor, por meio de regras claras (contrato didático), desafia e estimula os alunos a realizarem suas missões (tarefas).
Metodologia ativa pode englobar diferentes práticas em sala de aula. Seu principal objetivo é fazer do aluno o protagonista da própria aprendizagem, participando ativamente de sua jornada educativa. A ideia é estimular uma maior responsabilidade do estudante pela construção do próprio saber em instituições de ensino.
Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos participam ativamente da construção do conhecimento. São exemplos de metodologias ativas: PBL, Ensino Híbrido, Gamificação, entre outras mais.
Benefícios do uso da Metodologia ativa de aprendizagem
Confira algumas características das metodologias ativas: Participação ativa dos alunos dos alunos no contexto de sua aprendizagem. Percepção do papel do professor como facilitador efetivo e mediador do conhecimento. Conteúdo em linguagem mais próxima dos alunos. Boas práticas de integração das TIC na educação.
Metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. Ou seja, ela não prioriza a particularidade de cada estudante. ...
Qual das definições melhor se enquadra no conceito de metodologias ativas? Escolha uma: a. São caminhos para avançar mais no conhecimento profundo, nas competências sócio-emocionais e em novas práticas.
São novas formas de abordar o ensino-aprendizagem. Nas quais o aluno é o principal agente de construção do conhecimento. Elas inovam o conceito de relação entre aluno e professor, buscando provocar mudanças nas práticas em sala de aula e estimular o aluno mais ativo no processo de ensino-aprendizagem.
Qual das definições melhor se enquadra no conceito de metodologias ativas? Escolha uma: a. São caminhos para avançar mais no conhecimento profundo, nas competências sócio-emocionais e em novas práticas.
Plano de aula com metodologia ativa
Veja um passo a passo de como montar um plano de aula.
O plano de aula é um documento feito pelo professor contendo o tema da aula, o objetivo dela, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações.
Como abordar em sala de aula?
Deixe um comentário
A importância da BNCC, no contexto educativo, é no auxílio à formação do cidadão ao estabelecer os conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver no período da escolaridade regular, pois a mesma é orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica que são ...
A importância da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é estabelecer um conteúdo similar nas instituições de ensino em todos país, de modo que alunos das mesmas series possuam o mesmo conhecimento independente da região que façam parte ou da instituição de ensino que estudem.
O professor 2.
De acordo com a visão moderna, o papel dos professores é ajudar a formar 'aprendedores', ou seja, alunos que saibam como aprender, utilizando com maestria as ferramentas tecnológicas e cognitivas à sua disposição. Em um mundo em eterna mudança, aprender a aprender talvez seja a aula mais importante de uma vida.