a) Cadeia Saturada: quando apresenta somente ligações simples entre os átomos de carbono. ... Dizemos que o carbono presente nesta cadeia é saturado, pois apresenta quatro ligações simples. b) Cadeia Insaturada: quando apresenta pelo menos uma ligação dupla (=) ou então uma tripla (≡).
Nas cadeias mistas, os carbonos se ligam entre si e, como ocorre com as fechadas, também formam um ciclo na cadeia.
- aromática – são cadeias fechadas que possuem o anel aromático ou anel benzênico. Possuem ressonância entre seus elétrons. Estas cadeias, em geral, têm seis átomos de carbono que alternam ligações duplas e ligações simples.
A numeração dos seus carbonos sempre deve ser iniciada por um desses carbonos. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível aos carbonos dos outros radicais. OBS.: Os dois carbonos centrais (setas verdes) do naftaleno nunca são numerados.
Para identificar uma cadeia principal não basta encontrar a maior sequência de carbonos. É necessário que essa “maior sequência” cumpra alguns requisitos....Resumidamente são três requisitos que precisam ser analisados na ordem:
O carbono é um elemento que tem dois alótropos naturais (grafite e diamante), mas que se liga com outros elementos, formando milhões de compostos orgânicos. O carbono é um elemento químico de número atômico (Z) igual a 6, o que significa que os átomos que o formam possuem seis prótons em seu núcleo.