As polis surgem no século VIII a.C. e atingem seu apogeu nos séculos VI e V a.C. Anteriormente, as pessoas se reuniam em pequenas aldeias (comunidade gentílicas agrícolas denominadas “genos”) com terras de uso coletivo, as quais floresceram durante o período homérico.
A política surgiu na Grécia, aproximadamente no século VI a.c. Nesse período, o homem grego começou a passagem da consciência mítica para a atitude filosófica. Como a política surgiu nessa fase, ela não era como é hoje, pois dizia respeito exclusivamente à organização das pólis.
A política surgiu na Grécia Antiga,no período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política.
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
Surgimento da política. Bem, os sistemas políticos surgiram na Grécia Antiga, no momento em que os governantes sentiram a necessidade de organizar a forma como a sociedade estava composta. Assim, foram criadas regras de funcionamento, tanto da sociedade como das cidades-estados daquela época.
A política surge na Grécia Antiga, período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. ... Enfim, a política na Grécia antiga nasceu pela necessidade de administrar as cidades. De pólis surgiu a política.
Resposta. A. As viagens marítimas, invenção do calendário, invenção da moeda, surgimento da vida urbana, invenção da escrita alfabética, invenção da política.
Resposta: Os gregos inventaram a política (palavra que vem de polis, que, em grego, significa cidade organizada por leis e instituições) porque instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembléias públicas.
Verificado por especialistas. Os gregos e os romanos foram levados a "inventar" a política por causa do expansionismo de suas culturas e para a solução de problemas sociais que surgiram.
Gregos e romanos inventaram o poder e a autoridade propriamente políticos porque substituíram o poder despótico ou patriarcal. ... Os motivos para a invenção da política foram, além de afastar o despotismo, solucionar os problemas trazidos pela luta de classes entre ricos e pobres e entre os próprios ricos. 2.
Resposta. Resposta: A busca pela organização da sociedade, o que nos remete ao período Grego, onde a Pólis segundo Platão surgia da hierarquização das funções e da vida cotidiana dos indivíduos em sociedade.
Podemos perceber a importância da formação da consciência política no jovem, pois esta contribui para a sua constituição de cidadania, onde o mesmo não deve buscar somente os seus direitos, mas também os deveres dentro da sociedade.
Com o recrudescimento de ações violentas como formas de se resolver conflitos, como o período em que vivemos atualmente, torna-se evidente a importância do uso da diplomacia e da política como armas eficazes de resoluções dos problemas da sociedade.
A invenção da política. Política vem da palavra grega polis, que significa cidade. Para os gregos, a finalidade da vida política era a justiça na comunidade. A idéia de justiça se refere a uma ordem que regula, julga e pune as ações dos seres humanos.
Apesar das diferenças históricas na formação da Grécia e de Roma, há três aspectos comuns a ambas e decisivos para a invenção da política. O primeiro é a forma da propriedade da terra; o segundo, o fenômeno da urbanização;o terceiro, o modo de divisão territorial das cidades.
A participação integral e a Política eram bens inestimáveis para os gregos. Nesse sentido o individuo se completava no grupo, na liberdade e no senso de coletivo - tanto é que, a vida intima e o Espaço Privado eram extintos. ... É esse o coração da invenção política”.
“Os gregos inventaram a política (palavra que vem de polis, que, em grego, significa cidade organizada por leis e instituições) porque instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembléias públicas; porque estabeleceram ...
Resposta:Tradicionalmente se atribui aos gregos e romanos a invenção da política como organização governamental, pautada em leis, ou seja, no direito, de um território, portanto, de forma racional e coletiva.
Dizer que os gregos e romanos inventaram a política não significa dizer que, antes deles, não existiam o poder e a autoridade, mas sim que inventaram o poder e a autoridade políticos propriamente ditos [...] Diante do poder despótico, gregos e romanos inventaram o poder político (CHAUÍ, 1997,p. 480).
Apesar das diferenças históricas na formação da Grécia e de Roma, há três aspectos comuns a ambas e decisivos para a invenção da política. O primeiro é a forma da propriedade da terra; o segundo, o fenômeno da urbanização; e o terceiro, o modo de divisão territorial das cidades.
O despotismo é considerado a forma mais simples de governo que já existiu. Nele, o poder é concentrado em um único governante arbitrário, o déspota (do grego despotes – senhor).
Resposta. Porque a filosofia é responsável pelas nossas escolhas,e na politica ela atua na parte das decisões do governo,ou seja, a filosofia ajuda a refletir mais nas decisões do governo e os governados, e a politica foi decisiva porque a filosofia ajuda a refletir melhor. Espero ter ajudado.
Os principais fatores para o surgimento da filosofia na Grécia foram o contato do povo grego com outros povos, adquirindo novos conhecimentos e modos de entender o mundo e seus fenômenos, as viagens marítimas mostraram também que os mares não tinham monstros como as lendas, assim mitos foram se afogando com o passar do ...
Resposta. Invenção da moeda – Os gregos aprenderam a a arte de negociar, não mais se efetuava a venda de uma mercadoria aceitando como pagamento a troca por mercadoria semelhante, o pagamento tornou-se monetário, ou seja, a moeda substituiu o poder de troca.
Eles começaram a duvidar das explicações originárias da mitologia e fizeram-se valer do uso metódico da razão, elaborando outras explicações sobre os fenômenos naturais, sobre a vida e o homem. A partir de então, a mitologia passou a explicar, juntamente com a Filosofia, a origem da vida e os problemas da existência.
O surgimento da filosofia marca a passagem do mito para a razão (logos). Apesar dessa passagem, a história do pensamento filosófico se manteve entrelaçada com a mitologia, mesmo que em aspectos. ... oo mito é essencialmente uma crença cristã ou maravilhosa. o o mito é essencialmente uma narrativa do herói maravilhosa.