Surgem a partir de 1904 os primeiros instrumentos legais para combater o tráfico nacional e internacional de mulheres, que mais tarde foi chamado de tráfico de pessoas. As convenções compreendiam o tráfico como todo ato de captura ou aquisição de um indivíduo para vendê-lo ou trocá-lo.
O Contrabando de Migrantes é um crime que envolve a obtenção de benefício financeiro ou material pela entrada ilegal de uma pessoa num Estado no qual essa pessoa não seja natural ou residente. O contrabando de migrantes afeta quase todos os países do mundo.
Setores que mais movimentam dinheiro no mundo
A produção de ópio também alcançou novos recordes, sendo que o maior produtor da droga do mundo é o Afeganistão, com 568 toneladas em 2017, seguido do México e de Myanmar.
O documento recorda as grandes apreensões de cloridrato de cocaína (cocaína em pó) em 2018 na Colômbia (414,5 toneladas), Venezuela (35,5), Peru (19,5), Bolívia (18,1), Chile (3,7) e Uruguai (0,6).
Drogas: Onde é legal. Primeiro país a legalizar a venda, cultivo e distribuição de maconha, o Uruguai aprovou uma lei sobre drogas em dezembro de 2013.
O narcotráfico caracteriza-se pela venda ilegal de substâncias psicoativas, conhecidas popularmente como drogas. É uma atividade considerada altamente lucrativa e dinâmica, pois envolve a participação de grupos especializados no cultivo e/ou produção, distribuição e a comercialização de grandes quantidades.
Sete Estados brasileiros constam do mapa do tráfico internacional: Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Carregamentos de cocaína, heroína e maconha ingressam no Brasil pelas fronteiras com Colômbia, Peru, Bolívia e Paraguai.
Na América do Sul a droga mais produzida é a cocaína, desse modo, os grandes produtores são: Colômbia, Peru e Bolívia que garantem a distribuição da droga no planeta.
Os principais cartéis do narcotráfico que atuam no México são o Beltrán Leyva, Golfo, Sinaloa, Loz Zetas, Juarez, La Familia e Tijuana. ... Para se ter uma ideia da proporção da violência mexicana, a nação já superou a Colômbia em sequestros e assassinatos promovidos por narcotraficantes.
A atuação das redes ilegais do narcotráfico na Amazônia obedece às estratégias de produção, circulação e consumo, e para isso deve existir um alto grau de conectividade envolvendo os diversos meios de transporte da droga e as cidades por onde ela vai passar, até chegar aos principais mercados consumidores do Brasil e ...
64 A Amazônia brasileira cumpre importante função geográfica de conectividade do narcotráfico em nível nacional e internacional, pois ela representa uma área de trânsito da cocaína produzida nos países da Comunidade Andina, recebendo toda a atenção necessária do crime organizado e sendo utilizada como corredor de ...