A finalidade da caustificação é a conversão de licor verde em licor de cozimento (licor branco), o qual é empregado no cozimento no digestor. Tal conversão é alcançada pela adição de cal ao licor verde, através das reações de hidratação de cal e de caustificação, gerando como subproduto carbonato e cálcio.
Licor branco também denominado de lixivia branca é a mistura química utilizada no cozimento da madeira para a produção de pasta celulósica. É acrescentada no digestor da madeira e aquecida com objetivo de reagir com a lignina e dissolvê-la, transformando assim os cavacos em pasta.
O licor verde é formado a partir da adição de licor branco fraco ou água quente nos materiais inorgânicos do licor negro. A primeira etapa consiste em um tratamento por filtração ou decantação para remover as cinzas e as impurezas sempre presentes após um processo de queima.
Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.
Com um crescimento na produção de ce- lulose e papel, o processo Kraft tem sido o processo dominante na produção de celulo- se, por ser um processo com cozimento con- tínuo. As principais etapas do processo Kraft são: descascamento da madeira, picagem de cavacos, cozimento, depuração, lavagem, branqueamento e secagem.
A celulose é um carboidrato do tipo polissacarídeo abundante nos vegetais e por isso, comum na natureza. Ela consiste até 50% da composição da madeira. É formada por monômeros de glicose, entre 15 a 15.
A celulose, componente básico dos tecidos vegetais, que dá rigidez e firmeza às plantas e é útil por suas numerosas aplicações. Ela é um carboidrato do tipo polissacarídeo, formada por monômeros de glicose, é a molécula orgânica mais abundante do planeta e consiste até 50% da composição da madeira.
A matéria-prima do caderno, como não poderia deixar de ser, é o papel.
Os principais papéis que podem ser reciclados são: jornais, revistas, folhas de caderno, envelopes, listas telefônicas, cartolinas, cartões, cartazes, aparas de papel, formulários de computador, sacos de papel, caixas de papelão (papel ondulado) e panfletos de propaganda. Estes materiais devem estar limpos e secos.
Papel: As lixeiras recicláveis azuis têm a função de arrecadar todo o material de papel. Nelas podem ser descartados papéis de impressão, papéis de presente, livros e listas telefônicas, folhas de cadernos, caixas de papelão, cartolinas, papel cartão, jornais, etc.
Separar o lixo seco de todos os molhados é fundamental para preservar o lixo reciclável. Um copo sujo de cafezinho pode inutilizar quilos de papel limpo e reciclável. Lavar as embalagens para eliminar resíduos orgânicos ou de produtos de higiene e limpeza pode garantir que o material seja reciclado.
Para serem enviados ao reciclador, os papéis devem sempre estar secos, sem resíduos de comida ou gordura. Desmonte caixas de papelão, minimizando ao máximo o seu volume. E por último, ao invés de amassar, rasgue o papel em vários pedaços, dessa forma esses materiais não serão descaracterizados na hora da reciclagem.
No mercado, o quilo do lixo reciclável varia de R$ 0,12, no caso do papel, até R$ 3,20, no caso das latinhas.
Onde vender papel para reciclagem e ganhar dinheiro extra em São Paulo