O objetivo era manter uma integração militar entre os países da Europa Oriental, cujos governos eram comandados pelos Partidos Comunistas, para atuar no sentido de uma proteção militar mútua entre os membros do pacto.
Os objetivos do Pacto de Varsóvia eram basicamente garantir o contra-ataque no caso de investidas violentas por parte dos países integrantes da OTAN, e ainda proteger seus países aliados no caso de ataques, promovendo um sistema de cooperação mútua, no caso de que algum de seus aliados fosse atingido pelos países ...
O Pacto de Varsóvia foi um acordo militar assinado em 1955 que pretendia reforçar a presença militar da União Soviética na Europa Oriental e evitar qualquer ataque de países da Otan contra seus integrantes.
O objetivo principal da OTAN foi a de proteção dos países signatários da Europa e da América de possíveis ataques. Sob iniciativa dos Estados Unidos, o tratado visava uma proteção militar aos países que aceitassem o acordo.
O fim da Guerra Fria dura cerca de dois anos, se consideramos dois fatos principais: a queda do Muro de Berlim, em 1989 e o final da União Soviética, em 1991. ... Uma das medidas foi a criação da Comunidade dos Estados Independentes, em 8 de dezembro de 1991.
Os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (França, Inglaterra, EUA e, posteriormente, URSS) constituíram as alianças formadas na Segunda Guerra. ... Após seis anos de conflito, mais de 60 milhões de pessoas morreram.
A aliança militar é um acordo entre dois, ou mais nações militares; relacionados com o planejamento de guerra, compromissos ou contingências, tais acordos podem ser defensivos ou ofensivos.
Uma aliança comercial pode ser firmada por duas ou mais empresas, bem como pode ser firmada por dois ou mais países. O principal objetivo de uma aliança comercial é a otimização de esforços para conquistar consumidores ou fornecedores ou, ainda, para desenvolver determinado produto ou serviço em conjunto.